FIFA bateu o martelo e confirmou aumento de vagas para Copa do Mundo
A Fifa acabou batendo o martelo recentemente para confirmar o aumento das vagas para participantes na Copa do Mundo Feminina. A entidade máxima do futebol vem ampliando o número de seleções nas suas competições mais importantes, o que já será visto no mundial masculino de 2026 e também chegará na modalidade feminina dentro de alguns anos.
Recentemente o Conselho da Fifa aprovou de forma unânime, em reunião virtual, a ampliação do número de seleções na Copa do Mundo Feminina de 32 para 48 equipes, a partir da edição de 2031. Vale destacar que a mudança não vai afetar o torneio de 2027, que será disputado justamente no Brasil.
“Não se trata apenas de ter mais 16 seleções jogando na Copa do Mundo Feminina, mas de dar os próximos passos em relação ao futebol feminino em geral, garantindo que mais associações-membro da Fifa tenham a oportunidade de se beneficiar do torneio para desenvolver suas estruturas”, disse Gianni Infantino, presidente da Fifa.
Fifa confirma aumento para 48 equipes na Copa do Mundo Feminina
A nova formatação do torneio também trará mais jogos. Isso porque serão 12 grupos de quatro seleções, totalizando 104 partidas, 40 a mais do que no modelo atual. Além disso, o calendário envolvendo a competição também será alterado, levando uma semana a mais. Como a Copa do Mundo exigirá uma maior capacidade, a Fifa já adaptou os critérios para as candidaturas.
“A Copa do Mundo Feminina 2023, a primeira em que equipes de todas as confederações venceram pelo menos uma partida e equipes de cinco confederações chegaram à fase eliminatória, entre muitos outros recordes, estabeleceu um novo padrão de competitividade global. Esta é uma iniciativa histórica. A Fifa está comprometida em dar a todas as meninas a oportunidade de jogar futebol”, finalizou.