Renato Augusto tomou dura decisão e disse oficialmente adeus

Fim de uma era! Um dos grandes nomes do futebol brasileiro veio a público nesta sexta-feira (23), para confirmar a despedida: o atleta em questão é Renato Augusto, que recentemente já havia confirmado a saída do Fluminense, pegando muitos de surpresa. Mas, se existia alguma dúvida sobre a decisão, ela acabou com a despedida oficial do meia no clube das laranjeiras.

Renato Augusto se despediu oficialmente do Fluminense, após ter o contrato rescindido com o clube no início da semana. Em publicação nas redes sociais, o meia de 37 anos agradeceu pela oportunidade de voltar ao clube onde iniciou sua trajetória no futsal, há 25 anos.

Voltar ao Fluminense depois de 25 anos foi especial. Fazer parte da conquista de um título inédito foi um grande privilégio. Agora, encerro esse ciclo com gratidão a todos que fizeram parte dessa jornada — companheiros, comissão técnica, staff e torcida. Sigo pronto para os próximos desafios. Obrigado, Fluminense”, escreveu.

Passagem do jogador com a camisa do clube carioca

Renato chegou ao Tricolor no início de 2024 com a expectativa de disputar posição com Ganso no meio-campo. No entanto, sofreu uma lesão no ombro logo no começo da temporada e precisou passar por cirurgia. Desde então, pouco atuou: foram apenas quatro partidas no ano, com um gol e uma assistência ao longo de 35 jogos pelo clube. No último domingo (18), entrou no segundo tempo do empate em 1 a 1 com o Juventude, pela Série A.

Na segunda-feira (19), participou normalmente das atividades no CT Carlos Castilho antes de ser comunicado da rescisão. Segundo informações dos bastidores, o jogador teria aberto mão de valores salariais para facilitar a saída e cogita a aposentadoria.

Em dezembro de 2024, durante férias em Las Vegas, Renato já havia indicado que pretendia encerrar a carreira ao fim de 2025 no próprio Fluminense. A antecipação da saída muda esses planos, e agora seu futuro no futebol é incerto.

Revelado nas categorias de base do Flamengo, Renato Augusto despontou no futebol brasileiro antes de se transferir para o Bayer Leverkusen, da Alemanha, em 2008. Voltou ao país em 2013 para defender o Corinthians, clube pelo qual viveu o auge da carreira. Foi campeão paulista e da Recopa Sul-Americana em 2013 e, em 2015, eleito o craque do Campeonato Brasileiro, liderando o Timão na conquista do título.

Após passagem de destaque pelo futebol chinês, no Beijing Guoan (2016–2020), retornou ao Corinthians em 2021, acumulando ao todo 243 jogos e 30 gols pelo clube nas duas passagens.

Com a camisa do Fluminense, Renato Augusto encerra um ciclo breve, mas marcante por integrar o elenco campeão inédito da Conmebol Recopa, ainda que com pouca participação direta. O meia agora avalia os próximos passos, enquanto o Fluminense segue no mercado buscando reforços para a sequência da temporada.