Proposta chega no mesa da CBF e anúncio esperado pelos torcedores pode acontecer
Os clubes do futebol brasileiro podem estar de volta ao EA FC 26 – o antigo Fifa. Isso porque a CBF recebeu uma proposta formal da EA Games para integrar os times do país e a Seleção Brasileira (masculina e feminina).
De acordo com o Estadão, a proposta consiste em obter permissão para a utilização licenciada de escudos, uniformes e rostos reais dos jogadores. Atualmente, os atletas possuem apenas nomes e fisionomias genéricas no game EA FC.
A ideia está sendo analisada pela Confederação Brasileira de Futebol, que se coloca à disposição para fechar parceria com a EA Games. Por outro lado, a empresa também conversa com os clubes de forma separada, para tentar os direitos das equipes.
Vale ressaltar que o futebol brasileiro notifica duas ligas separadas: Libra e LFU. Marcelo Paz, presidente da LFU e CEO do Fortaleza, sinaliza interesse em negociar com a EA Games. A Libra, por outro lado, ainda pretende analisar possíveis propostas.
CBF tenta fechar acordo com a EA Games
Os clubes e jogadores que atuam no Brasil estão fora dos jogos da EA Sports desde 2016. A saída ocorre em razão da Lei Pelé, que regula os direitos de imagem dos atletas. Na época, a empresa estaria usando os atletas sem fechar um acordo antecipado.
Agora, nos novos jogos da franquia FIFA, a produtora precisa licenciar os direitos de uso de cada jogador para incluí-los com nome, rosto e atributos. Na Europa, por outro lado, a questão é feita por acordos coletivos com entidades como a FIFPro.
No Brasil, ainda não existe um acordo coletivo e a Lei Pelé impede a existência do esquema. Desta forma, a EA precisa negociar individualmente com cada jogador para poder utilizá-los no jogo.