Lista revelada: 4 times brasileiros entre os 20 melhores do mundo
Quatro clubes brasileiros estão entre as 20 melhores categorias de base do mundo, segundo um relatório do Observatório do Futebol (CIES). O São Paulo aparece como o clube brasileiro mais bem colocado, ocupando o 12º lugar. O ranking é liderado pelo Benfica, de Portugal, seguido por Barcelona e River Plate.
O estudo considera três critérios principais: o número de jogadores formados, o nível dos clubes em que esses atletas atuaram na última temporada e o total de minutos jogados por eles no período. O Benfica, aliás, também havia liderado o levantamento de 2024.
Além do São Paulo, outros três brasileiros figuram no top 20: Corinthians, Flamengo e Palmeiras. Na lista completa, que reúne 100 clubes, aparecem ainda Santos, Grêmio, Cruzeiro, Internacional, Fluminense, Athletico-PR e Atlético-MG.

Top 20 – Melhores categorias de base do mundo (CIES)
- Benfica (Portugal)
- Barcelona (Espanha)
- River Plate (Argentina)
- Ajax (Holanda)
- Boca Juniors (Argentina)
- Sporting (Portugal)
- Dinamo Zagreb (Croácia)
- Defensor Sporting (Uruguai)
- Real Madrid (Espanha)
- Vélez Sarsfield (Argentina)
- Estrela Vermelha (Sérvia)
- São Paulo (Brasil)
- Dínamo Kiev (Ucrânia)
- Corinthians (Brasil)
- Flamengo (Brasil)
- San Lorenzo (Argentina)
- Nacional (Uruguai)
- Palmeiras (Brasil)
- PSG (França)
- Partizan (Sérvia)