Abel Ferreira aceitou proposta para deixar o Palmeiras e assumir time árabe
O técnico Abel Ferreira aceitou a proposta do Al-Sadd, do Catar e deixará a equipe do Palmeiras antes do fim do contrato. Insatisfeito com os últimos acontecimentos dentro do time Alviverde, o treinador português firmou compromisso com a equipe do Oriente Médio, visando uma troca de ares.
O fato ocorreu em dezembro de 2023, quando o treinador não vivia um bom momento no Palmeiras e resolveu assinar um pré-contrato com o Sadd. Diferentemente do que ocorre com os jogadores, que precisam aguardar os seis últimos meses do vínculo para tomar este tipo de atitude, com os comandantes essa ideia não se aplica. Os profissionais que ficam à beira do gramado podem assinar o documento sem restrições.
Contudo, com o passar do tempo, Abel mudou de ideia e resolver permanecer no Palmeiras, não se apresentando no clube do Catar em janeiro de 2024, assim como combinaram no acordo. Vale ressaltar que seu contrato om o Verdão era válido até o fim da temporada. Por conta desta atitude, o Al-Sadd decidiu entrar com uma ação na FIFA cobrando 5 milhões de euros (cerca R$30 milhões), pela multa rescisória do contrato assinado.
De acordo com informações do jornalista Jorge Nicola, a diretoria do clube paulista chegou a um acordo com o Sadd para pagar o montante da quebra de contrato. Caso a ação seguisse na FIFA e a entidade máxima do futebol entendesse que Abel tinha sido induzido a não cumprir seu novo vinculo, o time poderia ser punido.
Permanência no Palmeiras
Depois de toda a polêmica envolvendo sua suposta saída e depois sua desistência, Abel Ferreira renovou seu contrato com o clube até o fim de 2025.
Neste ano, a presidente Leila Pereira já deixou claro sua intenção de aumentar o vinculo do português com a equipe, iniciando as conversas para um acerto até 2027. A decisão só deverá ser tomada após o fim do Super Mundial, que será disputado entre junho e julho.