Álbum da Copa do Mundo de 2026 deve vir com 52 seleções e não 48
O tempo está passando rápido e a próxima Copa do Mundo já bate a porta. Com três países como sede, o maior torneio de futebol do planeta terá uma outra novidade: 48 seleções na disputa, número inédito na história do campeonato realizado pela Fifa. Falando na competição, além de torcer para os grandes craques, existem outra tradições que não podem faltar e uma delas envolve o álbum de figurinhas.
De quatro em quatro anos é o momento de visitar a banca, comprar o álbum e partir em busca dos cromos do torneio. Mas, os mais atentos já perceberam que com mais Seleções na Copa, mais figurinhas serão necessárias. Sendo assim, a tarefa de completar a coleção não será nada fácil.
E se você pensa que serão “apenas” 48 equipes no álbum, você pode estar enganado. Em virtude da repescagem que deverá ser jogada após a data de produção do álbum, 4 seleções a mais devem entrar no álbum. Serão 6 seleções no play-off sendo que duas irão para a Copa, essas 6 devem dividir 3 páginas do álbum.
Vale lembrar que a data de produção do álbum ainda não está definida pela Panini, responsável pela distribuição do material. Mas até o momento é previsto para pouco antes da Copa, o que normalmente vem acontecendo nos últimos anos.
Como será a disputa da próxima Copa do Mundo?
A Copa do Mundo de 2026 marcará o início de um novo formato na história do torneio. Após ser disputada com 32 seleções desde 1998, a competição passará a contar com 48 participantes na próxima edição, que será sediada por Estados Unidos, Canadá e México.
Embora o modelo de disputa mantenha a essência das edições anteriores, haverá uma fase extra no mata-mata. As 48 seleções serão distribuídas em 12 grupos. Avançarão para a fase eliminatória os dois primeiros colocados de cada grupo, além dos oito melhores terceiros colocados.
Com isso, o número total de partidas crescerá de 64 para 104 em 2026. O tempo de realização do torneio também será ampliado: de aproximadamente 30 dias para 38 dias.
O aumento no número de seleções também exigirá mais estádios. Em 2022, no Catar, apenas oito arenas foram utilizadas. Em 2026, o torneio contará com 16 estádios — 11 nos Estados Unidos, 3 no México e 2 no Canadá.
Confira a distribuição das vagas por continente para a Copa do Mundo de 2026:
- UEFA (Europa): 16 seleções
- CAF (África): 9 seleções
- AFC (Ásia): 8 seleções
- Conmebol (América do Sul): 6 seleções
- Concacaf (América do Norte e Central): 6 seleções (incluindo os 3 países-sede)
- OFC (Oceania): 1 seleção
- Repescagem intercontinental: 2 seleções