Além de Jayson Tatum, outras estrelas da NBA tiveram lesão no tendão confirmada
A temporada 2024-25 da NBA registrou um número alarmante em lesões graves na parte inferior do corpo, envolvendo principalmente o tendão de Aquiles e rupturas do LCA.
Quem se tornou o mais novo astro a sofrer com uma ruptura no tendão de Aquiles, foi o ala-pivô do Boston Celtics, Jayson Tatum. A lista de famosos atletas afastados por lesões arrasadoras nas pernas aumentou para nove, algo que tem se tornado preocupante e que tem abalado a liga profundamente.
- Jayson Tatum (Rompimento do tendão de Aquiles direito)
- Damian Lillard (Rompimento do tendão de Aquiles esquerdo)
- Kyrie Irving (ruptura do ligamento cruzado anterior esquerdo)
- Dejounte Murray (Rompimento do tendão de Aquiles direito)
- Isaiah Jackson (Rompimento do tendão de Aquiles direito)
- De’Anthony Melton (ruptura do ligamento cruzado anterior esquerdo)
- Grant Williams (ruptura do ligamento cruzado anterior com lesão no menisco)
- Moritz Wagner (ruptura do ligamento cruzado anterior esquerdo)
- Dru Smith (ruptura do tendão de Aquiles esquerdo)
A lesão de Tatum foi confirmada após o Jogo 4 das Semifinais da Conferência Leste conta o New York Kinicks, talvez podendo ser a mais devastadora do momento. O ala All-NBA do Celtics estava brilhando em quadra, quando rompeu o tendão do calcâneo direito no final do quarto período, encerrando de forma brutal sua temporada e prejudicando diretamente a defesa do título do Boston. Jason estava tendo um ano fantástico, digno de MVP e sua ausência na reta final da competição mudará todo o cenário dos playoffs.
Apenas duas semanas antes do ocorrido com Tatum, Damian Lillard, também sofreu uma ruptura no tendão de Aquiles esquerdo na primeira rodada contra o Indiana Pacers. O armador liderava o ataque dos Bucks ao lado de Giannis Antetokounmpo, e sua derrota efetivamente selou a eliminação precoce de Milwaukee. Com o afastamento dos astros, a Conferência Leste perdeu duas das suas maiores armas da pós-temporada em um período de 15 dias.
Outro famoso nome na liga que não escapou da lesão foi Dejounte Murray, um dos primeiros jogadores a se lesionarem este ano com uma ruptura no tendão de Aquiles direito, isto no dia 31 de janeiro, em jogo contra o Celtics. Sua ausência fez com que o Pelicans não conseguisse atuar bem no restante da temporada.
Kyrie Irvig foi outro nome que sofreu com ela lesão em 3 de março. Sua ausência não só enfraqueceu o poder defensivo do Dallas Mavericks, como também alterou o teto da pós-temporada.
Vale ressaltar que o jogador do Indiana Pacers, Isaiah Jackson foi o primeiro atleta da temporada a sofrer uma lesão grave no tendão de Aquiles, em novembro de 2024. O seu problema foi essencial para que o alerta fosse ligado, porém as lesões na parte inferior do corpo se tornaram uma epidemia em toda a liga.
De’Anthony Melton rompeu o ligamento cruzado anterior esquerdo no dia 20 de novembro, acabando com sua chances de estrear pelo Brooklyn Nets, franquia que negociou sua chegada junto ao Warriors.
Sofrendo uma lesão no menisco e um rompimento do ligamento cruzado anterior, Grant Willams ficou fora de combate a parti de 23 de novembro, fazendo com que o Charlotte Hornets ficasse seu talento que despontava no início da temporada.
Moritz Wagner, do Orlando Magic, se lesionou no dia 21 de dezembro, sofrendo uma ruptura do ligamento cruzado anterior esquerdo em um jogo contra o Miami Heat.
Finalmente o último desta listam Dru Smith rompeu o tendão de Aquiles esquerdo no dia 24 de dezembro, três dias depois de Wagner. O jovem armador do Heat se preparava para jogar em um time de rotação, mas teve sua temporada interrompida tragicamente pela lesão.
O grande número de lesões graves nas pernas nesta temporada tornou-se uma preocupação geral. Com os altos números de rupturas no tendão e ligamento cruzado anterior em jogadores experientes, as questões sobre a carga de trabalho, condições da quadras e prazos médicos estão ressurgindo. Seja pensando na offseason, calendários apertados ou apenas azar, esta tem sido uma das temporadas mais danificadoras para a saúde dos atletas.
Por conta da grave lesão, Jayson Tatum agora, deverá ficar fora possivelmente até a temporada 2026-27, fazendo com que a liga perca uma de suas maiores estrelas atuais, ainda mais no seu auge em quadra e podendo ver um Celtics se reinventar sem seu talento.