All-Star da NBA pode ser o “ajuste perfeito” no San Antonio Spurs, diz jornalista
A história mostra que o San Antonio Spurs prefere desenvolver suas próprias estrelas, ao invés de negociar por elas. Parte disso se deve ao fato de que apenas um tipo específico de jogador prospera na cultura do time, que prioriza o coletivo e o espírito de equipe, em vez de um foco na individualidade. Isso pode ajudar a entender por que os Spurs evitaram negociar por Trae Young no verão passado.
Porém, um All-Star em particular, Brandon Ingram, poderia se encaixar perfeitamente nessa cultura devido ao seu estilo de jogo e atitude. Ingram, que estaria disponível em negociações, é considerado “o ajuste perfeito” para os Spurs, de acordo com Bobby Marks, da ESPN.
“Ingram, aos 27 anos, tem uma média de 22 pontos ou mais em seis temporadas consecutivas”, escreveu Marks. “Encontrar um parceiro comercial interessado não deve ser difícil, mesmo com ele afastado indefinidamente por causa de uma torção no tornozelo. O San Antonio Spurs seria o ajuste perfeito, considerando sua situação financeira atual e futura. Victor Wembanyama está no segundo ano de seu contrato de novato, o que dá a San Antonio a oportunidade de estender Ingram com um contrato quase máximo e ainda manter flexibilidade para melhorar o elenco.”
Em qual argumento o jornalista se baseia?
O argumento de Marks é convincente, já que os Spurs têm apenas Devin Vassell ganhando mais de US$ 25 milhões na próxima temporada, e vários contratos favoráveis ao time que seriam fáceis de negociar. Além disso, Wembanyama e Stephon Castle, seus dois principais jovens, estão com contratos de escala de novato, o que dá aos Spurs bastante flexibilidade financeira para pagar Ingram e ainda evitar o imposto de luxo.
Se os Spurs seguirem o conselho de Marks, essa seria uma experimentação que valeria a pena. Por um lado, Ingram tem um contrato que expira em 2025, o que significaria que os Spurs poderiam deixá-lo sair na agência livre se ele não se ajustar bem ao time.
Do ponto de vista tático, Ingram poderia ser um encaixe perfeito graças à sua habilidade de atacar o aro e fazer arremessos de média e longa distância — habilidades que faltam no elenco atual dos Spurs.
Por exemplo, na derrota dos Spurs para os Timberwolves no último domingo (15), o ataque do time estagnou no quarto período, e ficou claro que eles precisavam de uma opção confiável para a pontuação. Ingram, um dos melhores pontuadores decisivos da liga, poderia preencher esse vazio de imediato. E, mais importante ainda, ele possui a qualidade despretensiosa que os Spurs valorizam em uma estrela.
Além de Ingram, Jimmy Butler, Zion Williamson e Zach LaVine também são outros All-Stars que supostamente estariam disponíveis antes do prazo final de negociações, em 6 de fevereiro. Entre essas opções, Ingram parece ser o mais adequado para os Spurs.