Após afastamento de Ednaldo, chega quentinha sobre exclusão do Brasil na Copa do Mundo
Após o afastamento de Ednaldo Rodrigues, chegou uma informação quentinha em relação a possibilidade do Brasil ser excluído da Copa do Mundo. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sofreu uma intervenção externa nesta semana, quando a Justiça do Rio de Janeiro decidiu pela saída do seu atual presidente devido à alegações de fraude.
Nesse cenário, os fãs ficaram preocupados com diversas situações que aparecem como possibilidades. Primeiro, se cogitava até que Carlo Ancelotti poderia desistir do acordo após o afastamento, o que acabou sendo ‘desmentido’ recentemente. Mas, além disso, com uma ‘interferência externa’ na CBF, cresceu o medo de uma possível punição vinda da Fifa.
De acordo com o UOL, Fifa e Conmebol estão acompanhando os trâmites jurídicos que ainda acontecem. Nesse cenário, o site citado entrevistou alguns especialistas em direito esportivo para analisar a possibilidade de que o país seja excluído da próxima Copa do Mundo. A resposta, no entanto, foi positiva, indicando que o Brasil não deve sofrer uma punição desse tamanho.
Brasil pode ser excluído da Copa do Mundo após afastamento de Ednaldo?
A advogada Fernanda Soares, mestre em direito e colunista do Lei em Campo, por exemplo, argumentou que, em tese, a Fifa pode punir a CBF com a exclusão do Brasil de competições internacionais, incluindo a Copa do Mundo, caso considere que o afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF por decisão judicial constitui uma “interferência indevida de terceiros”.
No entanto, isso não deve acontecer. “A probabilidade e os desdobramentos dessa punição dependem de vários fatores, como o contexto político, os interesses comerciais e as ações da CBF e da FIFA”, explicou a especialista. Dessa forma, os torcedores do Brasil ficam um pouco mais tranquilos, mas é importante relembrar que a situação segue delicada.