Após exclusão do León, Fifa vai chamar time brasileiro para o Mundial?

O León, adversário inicialmente sorteado para o grupo do Flamengo no Mundial de Clubes, não participará mais da competição. A FIFA confirmou que a equipe de James Rodríguez foi excluída do torneio por pertencer ao mesmo grupo proprietário do Pachuca, o que é proibido pelo regulamento.

Com isso, além do Flamengo, o Grupo D seguirá com Chelsea e Espérance, enquanto o substituto do clube mexicano ainda será anunciado. Em comunicado oficial divulgado nesta sexta-feira (21/3), a FIFA explicou sua decisão:

“Após análise detalhada de todas as evidências, o presidente do Comitê de Apelações da FIFA determinou que tanto Pachuca quanto León não atendem aos critérios de propriedade multiclubes estabelecidos no regulamento do Mundial de Clubes. Assim, a FIFA decidiu não admitir o León na competição e anunciará seu substituto oportunamente.”

Contestação e Apelação de clube mexicano

Os clubes já estavam cientes de que sua participação dependia do resultado de uma investigação da entidade, já que o regulamento do torneio impede que mais de um time do mesmo grupo empresarial dispute a competição. Mesmo assim, os dirigentes buscaram argumentos para tentar reverter a situação.

O Pachuca, que pertence ao empresário Jesús Martínez Patiño — assim como o León, além de Zacatecas, Coyotes de Tlaxcala, Talleres (Argentina) e Everton (Chile) —, manifestou sua insatisfação com a decisão:

“Estamos inconformados com a decisão e recorreremos até as últimas instâncias. Apresentamos todas as provas e documentos que comprovam nossa independência administrativa e esportiva de forma transparente. Agora, caberá ao Secretário Geral da FIFA definir qual clube será excluído. No nosso caso, defenderemos a vaga conquistada em campo de maneira justa e profissional.”

A FIFA reiterou que seguiu um processo independente e que a integridade das competições é prioridade:

“A FIFA toma nota da decisão do Comitê de Apelação, que seguiu um procedimento imparcial. Mais informações serão divulgadas conforme o artigo 10.4 do regulamento da Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2025.”

Quem pode substituir o León?

Ainda não há uma definição oficial sobre o substituto, o mais provável é que a vaga permanecerá dentro da Concacaf. Algumas possibilidades estão sendo discutidas:

  • O América-MEX surge como candidato natural, pois ocupa a terceira posição no ranking da Concacaf, atrás de Monterrey e León. No entanto, o regulamento estabelece um limite de dois clubes por país, salvo exceções para nações com mais de dois campeões continentais nos últimos quatro anos.
  • Outra possibilidade é a Alajuelense, da Costa Rica, campeã da Taça Centro-Americana. O clube é o melhor não-mexicano e não-americano no ranking utilizado pela FIFA para definir os participantes e já entrou com ações na justiça desportiva para garantir sua vaga.

A Alajuelense recorreu primeiramente à FIFA e, posteriormente, ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS). Como o caso chegou à instância mais alta da justiça esportiva mundial, a FIFA aguarda a decisão final do TAS antes de oficializar o substituto do León no torneio.