Após Pat Riley, revelado outro nome que pode receber estátua dos Lakers

O Los Angeles Lakers anunciou recentemente que está criando uma estátua em homenagem a Pat Riley, o arquiteto da dinastia dos “Showtime Lakers”, que conquistou cinco campeonatos na década de 1980 com Magic Johnson e Kareem Abdul-Jabbar.

O estilo rápido e extravagante de jogo de Riley, aliado à rivalidade entre os Lakers e os Celtics de Larry Bird, foi crucial para revitalizar a NBA após a queda de audiência na década de 1970, estabelecendo a base para o estrelato global de Michael Jordan. Com a homenagem a Riley, surge a possibilidade de o Lakers erigir outra estátua para outro grande treinador: Phil Jackson.

Outro nome que pode receber homenagem

Segundo Marc Stein, do The Stein Line, o anúncio da estátua de Pat Riley fora da Crypto.com Arena pode ser um precursor de uma futura homenagem a Phil Jackson. Tanto Riley quanto Jackson levaram os Lakers a cinco títulos, em períodos diferentes — Riley nos anos 80 e Jackson nos anos 2000. Jackson, no entanto, é o treinador com mais campeonatos na história da NBA, com 11 títulos, sendo seis com o Chicago Bulls de Michael Jordan nos anos 1990.

Jackson também desempenhou um papel fundamental na concretização do enorme potencial de Shaquille O’Neal e Kobe Bryant, guiando-os a três campeonatos consecutivos de 2000 a 2002. Após a separação de Shaq e Kobe, Jackson se aposentou, mas retornou em 2005 para treinar Kobe novamente.

Embora a temporada tenha sido mais difícil, com uma derrota nas finais para os Celtics em 2008, os Lakers terminaram a década com títulos consecutivos em 2009 e 2010. Nesse período, Kobe finalmente superou a ideia de que Shaq era o responsável pelos títulos, conquistando cinco anéis, um a mais que o próprio Shaquille O’Neal, que já estava nos últimos momentos de sua carreira.

Pat Riley, como o primeiro a receber uma estátua, foi elogiado pelo atual técnico dos Lakers, JJ Redick, que fez um comentário sobre a homenagem: “Ele é uma lenda no jogo de basquete e fez muito por essa franquia. Estou muito feliz por ele, é mais do que merecido”, disse Redick à ESPN.

Após seus cinco títulos com os Lakers, Riley teve uma passagem de destaque pelos Knicks nos anos 1990, levando a equipe a campanhas constantes nos playoffs, embora tenha sido barrado pelos poderosos Bulls de Michael Jordan. Posteriormente, ele conquistou um campeonato com o Miami Heat em 2006, ao lado de Shaq e Dwyane Wade, e depois, como presidente da franquia, levou a equipe a dois títulos consecutivos em 2012-2013, com o “Big Three” formado por LeBron James, Wade e Chris Bosh.