Árbitro muda de ideia em decisão que havia tomado envolvendo o Sport

O polêmico pênalti em Raphael Veiga marcado no último domingo (6) segue dando o que falar. Após supostamente ser derrubado por Matheus Alexandre dentro da área, Bruno Arleu de Araújo assinalou a falta que resultou na derrota do Sport.

Dias depois, entretanto, o Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI) demonstrou uma opinião diferente daquela apresentada por Bruno Arleu e Rodrigo Nunes de Sá, chefe do VAR. Segundo Nicola Rizzoli, Néstor Pitana e Sandro Ricci, o pênalti não deveria ter sido marcado.

“O defensor toca claramente a bola e não faz um movimento adicional que possa justificar a infração marcada. O contato é acidental, consequentemente, a bola atinge a perna direita do atacante, desequilibrando-o e causando a queda, uma situação clara para o auxílio do Árbitro Assistente de Vídeo”, afirmou o CCEI.

Responsáveis por erro em jogo do Sport foram punidos

Depois da partida, que gerou insatisfação entre os milhares de torcedores rubro-negros presentes na Ilha do Retiro, a Comissão de Arbitragem da CBF afastou os responsáveis pela partida. Além de Bruno Arleu, Rodrigo Figueiredo Henrique, Thiago Henrique Neto, Rodrigo Nunes de Sá (VAR) e Diogo Carvalho Silva (AVAR) foram punidos.

“O afastamento não é simplesmente uma punição vazia, é para que possamos cuidar dos árbitros, instruí-los e que, na sequência, não haja mais equívocos nesse sentido, colocando o VAR e o árbitro de campo em sintonia”, disse Rodrigo Cintra, coordenador geral da comissão.