Atacante Walter abre o jogo e revela tática que o fez perder 45 kg

Aos 35 anos, o atacante Walter voltou a ser relacionado para uma partida de futebol profissional após perder impressionantes 45 kg. Ele é a principal contratação do Tupy de Jussara, clube que disputa a segunda divisão do Campeonato Goiano. Apesar da derrota por 2 a 1 na estreia da equipe, Walter não entrou em campo, mas ainda assim tem motivos de sobra para comemorar.

O jogador, que teve passagens marcantes por grandes clubes e brilhou na Série A, viu sua carreira entrar em declínio a partir de 2020. O ganho de peso foi um dos principais fatores que o afastaram dos gramados. Em entrevista ao site ge, Walter revelou que chegou a pesar 138 kg quando atuava pelo Rolim de Moura-RO. A partir daí, decidiu mudar seus hábitos dentro e fora do campo.

Hoje, com 93 kg – seu menor peso desde que se tornou profissional –, Walter afirma que foi o impacto visual de um vídeo seu atuando em Rondônia que o fez tomar a decisão de transformar sua vida.

“Foi no último clube que joguei, em Rondônia. Vi um vídeo meu no Rolim de Moura e senti vergonha pelo profissional que sou e pelo nome que tenho. Não queria mais aquilo. Decidi emagrecer. Com muita luta e força de vontade, consegui. Mas ninguém faz isso sozinho. É preciso ter os profissionais certos e o apoio da família. Graças a Deus, as coisas estão acontecendo. Estou muito feliz, e o mais importante agora é responder dentro de campo. Quero ajudar meus companheiros, não só pelo nome, mas pela qualidade que tenho. Vim pelo futebol que ainda posso jogar e preciso estar pronto”, disse o atacante.

Walter também compartilhou como foi o choque ao se deparar com seu estado físico:

“Cheguei a 138 kg. Vi fotos e vídeos e levei um susto. Sempre joguei acima do peso, mas a gente acha que está tudo bem. Quando sobe na balança, a realidade assusta. Pensei que minha carreira tinha acabado. Mas mais do que isso, minha saúde estava muito ruim. Acordava quatro, cinco vezes por noite, não conseguia dormir.”

Além do impacto físico e emocional, os exames clínicos também indicavam problemas sérios:

“Meus exames estavam todos alterados. Mudei de atitude, não apenas para voltar a jogar, mas pela minha vida.”

Determinação, disciplina e sem remédios foram a chave para mudança

Walter passou a mostrar sua rotina nas redes sociais, incluindo vídeos semanais de pesagens, no estilo de um atleta de MMA. Para alcançar seu objetivo, montou uma equipe multidisciplinar, treinou intensamente e adotou uma dieta rigorosa. Em meio à popularização de medicamentos para emagrecimento, ele garante que sua transformação foi 100% natural.

“Não usei nenhuma substância. Se tivesse usado, falaria. Tenho muito medo, porque já caí no doping e perdi dois anos da minha carreira. Foi um momento muito difícil. Estava voltando para o Goiás numa fase boa, o Michael estava estourando e tínhamos uma grande amizade. Ia ser uma boa fase. Mas aí fiquei dois anos sem jogar. Remédio nunca me ajudou. Só atrapalhou. Tenho trauma disso.”