Atlético-MG não cumpre prazo de entrega do documento: time pode perder pontos?
O Atlético-MG não cumpriu o prazo de entrega necessário para a entrega de documentos, deixando os torcedores preocupados. A equipe tinha que cumprir com uma situação até a metade da última semana, mas isso não aconteceu. Agora os adeptos alvinegros querem saber o que pode acabar acontecendo com a equipe nos bastidores e quais punições podem aparecer.
Os times de futebol brasileiro precisavam divulgar seus balanços financeiros referentes ao exercício de 2024, conforme determina a Lei Geral do Esporte, até o dia 30 de abril, a última quinta-feira. No entanto, de acordo com um levantamento feito pelo Lance!, nem todos os clubes da primeira divisão do futebol brasileiro divulgaram o importante documento, levantando algumas questões.
Clubes que não publicaram dentro do prazo, segundo o Lance!:
- Atlético-MG (nem SAF, nem associação)
- Botafogo (nem SAF, nem associação)
- Cruzeiro (apenas a SAF publicou)
- Fluminense
- Juventude
- Mirassol
- Vasco (apenas a SAF publicou)
Nota: O Fluminense publicou o documento poucos minutos após o fim do prazo.
Possíveis punições para o Atlético-MG e demais times
Atualmente a lei obriga as entidades que empregam atletas profissionais, sejam elas associações ou SAFs, a publicar o documento em seus canais oficiais até o prazo citado. Essa situação acabou levantando uma certa preocupação para os torcedores do Atlético-MG e das demais equipes, tendo em vista as possibilidades de punições que aparecem, também segundo o Lance!.
De acordo com a Lei Geral do Esporte, o não cumprimento do prazo pode levar a punições severas, mas elas não envolvem a possibilidade de perda de pontos no Campeonato Brasileiro. Entre elas:
- Inelegibilidade dos dirigentes por cinco anos para cargos em entidades ou empresas ligadas às competições da modalidade.
- Possibilidade de afastamento ou anulação de atos dos responsáveis.
- Perda dos benefícios do Profut, programa de refinanciamento de dívidas com a União.