Bahia assina com jogador de R$ 622 milhões e já vai colocar para jogar contra o Corinthians
Uma das promessas das categorias de base do Bahia, o atacante Guilherme, de 18 anos, assinou seu primeiro contrato profissional com o clube. O vínculo será válido até 31 de janeiro de 2028, com uma multa rescisória de 100 milhões de euros (cerca de R$ 622 milhões) para transferências internacionais.
Guilherme chegou ao Bahia há dois anos e se destacou na última edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Em 2023, foi peça fundamental na conquista do Campeonato Baiano Sub-20.
“Esse é um passo muito importante na minha carreira, mas sei que é apenas o começo. Tenho muito a aprender e evoluir, e meu foco agora é trabalhar ainda mais para alcançar novas conquistas e, no futuro, representar o Bahia no time principal” — declarou o atacante.
O jovem jogador estará em campo na estreia do Bahia no Campeonato Brasileiro Sub-20. A equipe enfrenta o Corinthians nesta sexta-feira, às 20h30 (de Brasília), no Estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana.
Times do nordeste confirmados na Libertadores
Fortaleza e Bahia são os principais representantes do futebol nordestino na atualidade. A ascensão das equipes ocorre sob o comando de dois técnicos bem conhecidos do torcedor brasileiro: Juan Pablo Vojvoda e Rogério Ceni, respectivamente. Coincidentemente, ambos encerram um ciclo à frente de seus clubes ao mesmo tempo.
Pela primeira vez na história, a Copa Libertadores da América contará com dois clubes do Nordeste em uma mesma edição. Com o término da Série A do Campeonato Brasileiro, Fortaleza e Bahia garantiram presença no torneio continental de 2025, quebrando a tradição de ter, no máximo, um representante nordestino na principal competição sul-americana.
O Fortaleza assegurou vaga direta na fase de grupos ao finalizar o Brasileirão na quarta posição, com 68 pontos. Já o Bahia, que terminou em oitavo lugar com 53 pontos, precisou disputar a fase preliminar. Após eliminar The Strongest (BOL) e Boston River (URU), o Tricolor carimbou seu passaporte para a fase de grupos.
Experiência Internacional
O Fortaleza disputará a Libertadores pela terceira vez, tendo participado em 2022 e 2023. O Bahia, por sua vez, fará sua quarta aparição no torneio, repetindo as edições de 1961, 1963 e 1989.
Melhor Campanha Nordestina
O Bahia detém a melhor campanha de um clube nordestino na história da Libertadores. Em 1989, o Tricolor alcançou as quartas de final, sendo eliminado pelo Internacional. Outras participações de destaque incluem as oitavas de final do Fortaleza em 2022 e do Sport em 2009. Até hoje, nenhum time nordestino conquistou o título da competição.