Botafogo recebe péssima notícia envolvendo prejuízo de R$ 723 milhões
O Botafogo acabou recebendo uma péssima notícia recentemente, envolvendo um prejuízo quase bilionário, para a preocupação dos seus torcedores. A equipe carioca acabou mudando drasticamente o modelo de gestão nos últimos anos. Depois de passar aperto sob gestões amadoras durante décadas, o time decidiu se profissionalizar e vender a maior parte das suas ações.
O responsável por comprar essa parte do Alvinegro de General Severiano, inclusive, foi o magnata John Textor, responsável pela Eagle Football Group, pertencente ao conglomerado Eagle Football Holding. A empresa em questão administra alguns dos times do norte-americano, como o próprio Glorioso e também o Lyon, além de uma equipe do futebol belga.
Nesse cenário, uma notícia um tanto preocupante surgiu para o Botafogo. Isso porque a Eagle Football Group divulgou, na última semana, um balanço dos resultados financeiros do primeiro semestre da temporada europeia de 2024/25. Na ocasião, foi registrado um prejuízo milionário no período, chegando aos 117 milhões de euros (cerca de R$ 723 milhões na cotação atual).
Grupo do Botafogo apresenta prejuízo
Vale ressaltar que esse valor teria representado um aumento de 75,5% no prejuízo, se comparado com o mesmo período na temporada anterior, quando o déficit foi de cerca de 66,6 milhões de euros. Os números foram aprovados pelo grupo em uma reunião no final de março. Enquanto no Botafogo há preocupação com o que pode acontecer com o conglomerado de times, em outro lugar a situação está pior.
O Lyon, por exemplo, clube irmão do Glorioso, que conseguiu diminuir suas dívidas, recebeu um alerta sobre a possibilidade de rebaixamento caso sua situação financeira não melhore. A determinação partiu da DNCG (Direção Nacional de Controle e Gestão) da LFP (Liga de Futebol Profissional da França). Dessa forma, a situação deve exigir a atenção de John Textor para resolução.