Campeão brasileiro age na surdina e avança para se tornar SAF

Um time campeão brasileiro acabou agindo na surdina recentemente e fez um grande avanço para se tornar uma SAF. As Sociedades Anônimas do Futebol aparecem como um futuro viável para diversas equipes do futebol nacional, tendo em vista que alguns gigantes que estavam passando por dificuldades financeiras aderiram ao modelo e, teoricamente, estão conseguindo colocar a casa em ordem.

Depois do sucesso da SAF do Botafogo em 2024, com a conquista do Brasileirão e da Libertadores, parece que outro time que é campeão brasileiro tomou a decisão de implantar o novo sistema de gestão, surpreendendo muitos torcedores e rivais neste momento.

O Guarani já iniciou o processo para se tornar uma empresa e os sócios da equipe aprovaram, na última quarta-feira, mudanças no estatuto do clube, em uma Assembleia Geral. Na ocasião, foi aceito o novo documento autoriza a diretoria a negociar a transformação do departamento de futebol em uma SAF. O campeão brasileiro de 1978 quer implantar a gestão nos próximos meses.

Guarani trabalhando para virar SAF

Vale ressaltar, inclusive, que a situação não está toda resolvida, já que foi apenas uma etapa do processo. O clube ainda vai convocar uma nova Assembleia Geral para definir a versão final do estatuto, o que deve ocorrer no prazo de 30 dias. Além disso, uma empresa especializada vai auxiliar o Conselho de Administração na definição dos valores de mercado e busca por interessados na gestão.

Rômulo Amaro, presidente do Conselho de Administração, acabou revelando que o intuito do clube já seria realizar a transição para Sociedade Anônima do Futebol ainda neste ano. “Já temos propostas em andamento, agora estamos trabalhando com o Conselho Deliberativo para a liberação do Estatuto e a introdução da SAF no Guarani”, disse o executivo.