Campeão pelo Boston Celtics recebe honraria máxima das mãos do presidente
Em junho, o pivô dos Celtics, Al Horford, fez história ao se tornar o primeiro jogador da República Dominicana a conquistar um campeonato da NBA. Na semana passada, o atleta de 38 anos levou o Troféu Larry O’Brien de volta à sua terra natal, pensando que sua visita era apenas para celebrar a conquista com família e amigos.
No entanto, ele foi surpreendido com uma grande honra. Durante o fim de semana, Horford recebeu a Ordem do Mérito de Duarte, Sanchez e Mella no grau de Cavaleiro (a mais alta distinção do país) das mãos do presidente da República Dominicana, Luis Abinader.
Saída do país natal para fazer história nos EUA
Horford passou seus primeiros 14 anos em Puerto Plata, na República Dominicana, antes de se mudar para os Estados Unidos para seguir uma carreira no basquete. Após se formar na Grand Ledge High School em Michigan, ele conquistou dois títulos nacionais da NCAA com o Florida Gators.
Durante sua carreira de 17 anos na NBA, Horford foi selecionado para cinco times All-Star, um time All-NBA e um All-Defensive Team. Apesar de suas conquistas terem sempre o colocado como um candidato à entrada no Hall da Fama, muitos acreditam que sua vitória no campeonato da NBA em janeiro pode ter garantido sua vaga em Springfield.
Horford pode consolidar ainda mais sua candidatura ao Hall da Fama ao conquistar outro campeonato com os Celtics, que são amplamente considerados favoritos para a temporada 2024-25. O versátil pivô desempenhou um papel crucial na vitória de Boston sobre Dallas nas finais deste ano, começando em todos os cinco jogos e registrando médias de 7,0 pontos, 6,2 rebotes, 2,6 assistências e 1,2 roubos de bola.