Casa da NBA no Brasil: Band vive crise e pode perder a F1 nos próximos dias, diz jornalista
A Band é reconhecida como uma emissora pioneira no mundo dos esportes. Dona do famoso slogan “Bandeirantes: o canal do esporte”, a emissora paulista parece viver dias conturbados no fluxo de caixa, refletindo até mesmo nas transmissões de grandes eventos do mundo esportivo.
Um bom exemplo diz respeito as transmissões das etapas restantes da temporada 2024 da Fórmula 1 no Brasil, que é feita pela Band desde 2021. Mas a maior categoria do automobilismo pode estar em risco na emissora paulista.
O canal, localizado no Morumbi, São Paulo, enfrenta uma grave crise financeira e, de acordo com vários rumores, poderia rescindir seu contrato com a Liberty Media, proprietária da F1, e deixar de transmitir a categoria no próximo ano. No entanto, essa decisão pode ser antecipada de forma inesperada.
Segundo o colunista Daniel Castro, do ‘Notícias da TV’, a crise interna da Band se agravou, e a rescisão de contrato pode ocorrer nas próximas horas ou nos próximos dias. O contrato entre a Band e a Liberty Media é válido até o final de 2025, mas a atual crise financeira da emissora pode acelerar a rescisão.
Se a rescisão for confirmada, o GP da Itália, realizado no domingo, 1º de setembro, pode ter sido a última corrida transmitida pela Band. Durante o final de semana da corrida em Monza, surgiram rumores de que a Liberty Media estaria negociando com a Rede Globo, que teria interesse em retornar à transmissão da Fórmula 1. Até o momento, a direção da Band não se pronunciou sobre o assunto.
Band: a casa da NBA no Brasil
A Band foi pioneira na transmissão da NBA no Brasil. Em 1987, o canal começou a exibir os primeiros jogos, ainda em reprise, das finais da temporada 1985-1986, na qual o Boston Celtics venceu o Houston Rockets. Em 1988-1989, a emissora aumentou a quantidade de jogos transmitidos e, na temporada 1989-1990, passou a exibir partidas semanalmente ao longo de toda a temporada.
Volta das transmissões da NBA na emissora
A Band e NBA firmaram um acordo em 2019 para que a liga americana de basquete retornasse às transmissões da temporada regular na TV aberta após quase 15 anos. O contrato, válido por um ano, previa que a emissora exibiria duas partidas por semana: às quintas-feiras, a partir das 23h30, e aos domingos, a partir das 20h.
A Band não transmitia uma temporada completa da NBA há mais de 20 anos. A última vez que fez isso havia sido na temporada 1999/2000, quando o Los Angeles Lakers conquistou o título ao vencer o Indiana Pacers nas Finais.
Finais da última temporada transmitidas em parceria
As finais da última temporada da National Basketball Association (NBA) foram transmitidas na TV aberta no Brasil graças a um acordo entre o Prime Video e a Band. Com essa parceria, a emissora paulista exibiu os jogos que consagraram o Boston Celtics com mais um título da liga.
O serviço de streaming da Amazon detém os direitos de transmissão da NBA e, até o final da última temporada, exibiu 143 jogos. A parceria temporária com a Band, possibilitou aos torcedores a exibição das finais da liga de basquete para o público da TV aberta.