CBF confirma demissão muito aguardada no Brasil inteiro e novo comandante vai assumir

Na quinta-feira (13), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou uma demissão que deve afetar diretamente o futebol brasileiro a partir dessa temporada. Isso porque Wilson Seneme não é mais o presidente da comissão de arbitragem da entidade.

Segundo o “ge”, o ex-árbitro Rodrigo Martins Cintra e Luiz Flávio de Oliveira farão parte da nova organização da comissão. Além disso, através de uma nota, a CBF informou a formação de um comitê com especialistas internacionais.

Em agosto do ano passado, Ednaldo Rodrigues já havia comentado sobre a necessidade de mudanças quanto às atuações dos árbitros. “Os árbitros aplicam um critério, e depois de dois ou três jogos, o mesmo árbitro modifica. Essas questões têm que ser discutidas. A crítica sempre é importante quando é construtiva”, disse o presidente.

A passagem de Seneme pela CBF

No órgão de arbitragem da CBF desde 2022, Wilson Seneme havia ocupado um cargo similar na CONMEBOL. Ele trabalhou por cinco anos e meio na entidade sul-americana. Em 2024, entretanto, os erros de arbitragem nos jogos do Brasileirão acabaram afetando sua gestão, com críticas frequentes de vários clubes.

Ao assumir o cargo, Seneme queria fazer o jogo correr mais, ou seja, com menos pausas por intervenções da arbitragem. Além disso, pretendia levar mais transparência ao VAR. Uma das medidas adotadas foi o anúncio ao vivo dos árbitros nos estádios após mudanças influenciadas pelo Árbitro de Vídeo.