CBF faz valer regra e 10 clubes são excluídos da Copa do Brasil
A Copa do Brasil de 2025 começou na última terça-feira (18), com duas partidas envolvendo grandes clubes do futebol brasileiro. O Atlético Mineiro visitou o Tocantinópolis, no Estádio João Ribeiro, localizado na cidade homônima, no estado do Tocantins. Mais tarde, às 21h30, o Vasco enfrentou o União Rondonópolis (MT) no Estádio Kléber Andrade, em Cariacica, na Região Metropolitana de Vitória. Ambos os gigantes conseguiram classificar para próxima fase.
A maior competição de mata-mata organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reúne equipes de todos os estados do Brasil. Clubes menos expressivos aproveitam as chances para tentar surpreender os gigantes do futebol nacional, além de garantirem uma arrecadação significativa. Na edição deste ano, qualquer time que não participe das divisões superiores ou que esteja nas Séries C e D e consiga avançar à Primeira Fase será premiado com R$ 830 mil.
Clubes que disputaram a Copa do Brasil e estão fora do radar do futebol
Alguns times que participaram de edições passadas da Copa do Brasil foram extintos ou se fundiram com outras equipes. Entre eles, o Pinheiros (PR), que disputou a competição em 1989, uniu-se ao Colorado e anos depois deu origem ao Paraná Clube. O 15 de Campo Bom (RS), que disputou a Copa de 2004, encerrou suas atividades em 2015 devido a problemas financeiros.
O Barras (PI), que participou das edições de 2007, 2008, 2009 e 2011, também está inativo. O J. Malucelli, que esteve presente nas edições de 2001, 2009, 2010 e 2014, encerrou suas atividades em dezembro de 2017. Outros clubes que também participaram da Copa do Brasil, mas não atuam mais no futebol, incluem Linhares (ES), CENE (MS), Kaburé (TO), Guaratinguetá (SP), JV Lideral (MA) e Salgueiro (PE).