CBF: Leila Pereira é chamada oficialmente para substituir Ednaldo Rodrigues
A presidente do Palmeiras Leila Pereira acabou sendo chamada oficialmente pela CBF para substituir o mandatário Ednaldo Rodrigues. A dirigente acabou sendo nomeada para participar da próxima reunião da FIFA, marcada para acontecer nesta sexta-feira (16) na sede da Conmebol, no Paraguai, substituindo Rodrigues, que não estará presente na ocasião.
De acordo com informações divulgadas pelo Estadão, esta será a primeira vez que a presidente do Palmeiras vai assumir o papel de representante da Confederação Brasileira de Futebol em um evento oficial da federação internacional que reunirá todas as 211 associações filiadas à instituição para tratar de pautas relevantes ao futebol global.
A previsão é que o encontro sirva para debater diversos pontos importantes da Federação Internacional de Futebol de Associação. A reunião deve tratar das análise das contas referentes a 2024, do planejamento financeiro dos próximos anos, além de trazer debates sobre medidas de enfrentamento à discriminação, em especial ao racismo.
Leila Pereira assumirá lugar de Ednaldo e representará a CBF na Fifa
Vale ressaltar que a escolha de Leila Pereira para representar o Brasil no encontro que acontece na sede da Conmebol chama a atenção, tendo em vista que há um momento de tensão entre o Palmeiras e a entidade continental. Isso devido ao episódio de injúria racial sofrido por atletas do time na Libertadores sub-20. A presidente vem criticando a confederação pelas punições brandas em casos parecidos.
Além disso, essa reunião envolvendo as entidades ligadas à Fifa acontece reunião acontece dias após o Conselho da Federação Internacional de Futebol de Associação aprovar novas diretrizes para lidar com episódios de preconceito no futebol. As mudanças exigem que as federações instaurem punições específicas em seus códigos disciplinares para casos como racismo, xenofobia, misoginia e outras práticas discriminatórias.