CBF toma decisão para tentar melhorar arbitragem do Brasileirão

Nesta terça-feira (15), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tomou uma decisão importante para melhorar a arbitragem do Brasileirão. A entidade deu início a um período treinamento de 72 pessoas, entre árbitros, assistentes e responsáveis pelo VAR.

A ideia é aproximar os critérios da arbitragem, que protagonizou polêmias já nas primeiras rodadas da Série A. Para o coordenador-geral da Comissão de Arbitragem, Rodrigo Martins Cintra, é impossível padronizar a atuação dos árbitros.

“São seres humanos de convicções diferentes, que com treinamento conseguimos aproximar. A questão chamada de padronização, quando se fala de seres humanos, é impossível. Mas a aproximação de critérios é extremamente viável. Em lances como os que você citou, temos o árbitro tendo todas as imagens disponíveis para tomar a melhor decisão”, disse ao “sportv”.

Como funcionou o primeiro dia de treinamentos?

Nesta manhã, os árbitros apitaram partidas de times cariocas das categorias de base. A cada 40 minutos, a equipe de arbitragem recebia retornos sobre as escolhas feitas em campo. A concentração deve chegar ao fim nesta quinta-feira (17) e também conta com aulas teóricas.

“A arbitragem brasileira busca acelerar esse processo de profissionalização. É algo que faríamos apenas no mês de junho. Não apenas por erros, mas porque temos condições de acelerar esse projeto que vai culminar na profissionalização em 31 de dezembro de 2026”, explicou Rodrigo Martins Cintra.