Ciclone com 120km/h atingiu residência de Neymar e tecnologia revolucionária salvou o prédio

Um ciclone de 120km/h atingiu a residência de Neymar, mas uma tecnologia impressionante e revolucionária acabou salvando tudo. O avanço de várias áreas de conhecimento acaba trazendo benefícios importantes para a população, que acaba ficando cada vez mais preparada para resistir a fenômenos climáticos que acontecem ao redor do país.

Em Santa Catarina, por exemplo, uma situação bem chamativa ocorreu lá em em 2023. Na época as torres do Yachthouse em Balneário Camboriú, no Litoral Norte do estado, foram vistas balançando com o vento de até 120 km/h em um ciclone. O prédio é conhecido por possuir um apartamento que pertence a Neymar, craque que atua pelo Santos neste momento.

Prédio de Neymar balança como forma de preservação

Apesar do medo que muitos podem ter tido com a situação, vale ressaltar que o movimento acaba sendo parte da tecnologia implantada no prédio. A estrutura possui 81 andares e está entre os edifícios residenciais mais altos do país. Nesse cenário, o leve balançar da estrutura protege o prédio em que Neymar tem apartamento de fissuras.

“Deixar o prédio em pé, que chamamos de estado limite último (ELU), é a parte mais simples (de projetar um edifício). O mais difícil é o conforto, garantir que as pessoas não sintam que o prédio está balançando, ainda que seja um movimento muito pequeno”, disse o engenheiro Bruno Franzmann, que atuou em projetos de arranha-céus em Balneário Camboriú, em entrevista ao g1, na época.

Já o presidente da construtora Pasqualotto&GT, Alcino Pasqualotto Neto, esclareceu que o local está preparado para os ventos. “Quando desenvolvemos os projetos, sabíamos que deveríamos prever os ventos, e até mesmo superiores a 200 km/h poderiam ocorrer com as variações climáticas… a movimentação é mínima e imperceptível ao conforto de quem está nos apartamentos”, disse.