Confirmado hoje (12/2): Flamengo anuncia saída do treinador
O Flamengo anunciou, nesta quarta-feira (12), uma mudança no comando técnico de sua equipe de basquete. Gustavo de Conti, que estava à frente do time desde 2018, foi liberado e será substituído pelo argentino Sergio Hernández, mais conhecido como Oveja.
O novo treinador chega na sexta-feira (14) e dará início aos seus trabalhos, mas Fernando Pereira, técnico interino, comandará o Rubro-Negro nos dois próximos jogos do NBB, contra Fortaleza (quinta-feira, 13) e Unifacisa (sábado, 15).
“O Clube de Regatas do Flamengo informa que o técnico Gustavo de Conti foi liberado do comando da equipe de basquete. O clube agradece imensamente sua contribuição para a história rubro-negra, ao final de seis anos de dedicação e ótimo trabalho. Na sexta-feira (14), o Flamengo recebe o novo treinador, o argentino Sergio Hernández, 61 anos, mais conhecido como “Oveja”. Com uma trajetória vitoriosa e uma filosofia de jogo consolidada, Hernández chega para dar início a um novo ciclo do basquete rubro-negro. Medalhista olímpico, o técnico acumula conquistas e experiência no cenário internacional“, informou o Flamengo por meio de comunicado.
Passagem de Gustavo no comando do rubro-negro
Ao longo de mais de seis anos de trabalho, Gustavo de Conti conquistou 14 títulos pelo Flamengo, incluindo três títulos do NBB (2017/18, 2018/19 e 2020/21), uma Champions League das Américas (2021) e uma Copa Intercontinental (2022). Sua última conquista foi no início de fevereiro, quando o Flamengo derrotou o Minas e se sagrou campeão do Super 8.
Substituto de Gustavo de Conti, Sergio Hernández também tem um currículo repleto de vitórias. Ele comandou a seleção argentina em três edições dos Jogos Olímpicos (2008, 2016 e 2020), conquistando uma medalha de bronze em Pequim.
Além disso, foi campeão pan-americano e vice-campeão mundial. No âmbito dos clubes, venceu seis títulos nacionais argentinos, dois da Liga das Américas e um da Sul-Americana. Passou pelo Brasília em 2013/2014 e, mais recentemente, dirigiu o Leones de Ponce, de Porto Rico.
Sob a liderança de Oveja, o Flamengo, maior campeão do NBB com sete títulos, tentará quebrar um jejum de três anos sem títulos na competição. Atualmente, o time carioca é o vice-líder da temporada regular, com 16 vitórias e 5 derrotas, ficando atrás apenas do Minas. Além disso, o Flamengo segue firme nas quartas de final da Champions League das Américas, onde enfrentará o Paisas da Colômbia.