Confirmado: Santos bate o martelo e tem nome pra ser técnico

O auxiliar técnico César Sampaio seguirá comandando o Santos nesta semana, conforme confirmou o presidente Marcelo Teixeira. O interino terá, pela primeira vez, uma semana completa de treinamentos — serão cinco sessões até o próximo compromisso da equipe no Campeonato Brasileiro, marcado para domingo, às 20h30, contra o Red Bull Bragantino, na Vila Belmiro.

“O César fez dois jogos. Uma vitória importante em casa contra o Atlético-MG e, no clássico contra o São Paulo, o time teve um segundo tempo melhor. Criamos chances que poderiam ter resultado no empate ou até na vitória. Estamos observando o mercado, que não oferece tantas opções com o perfil que buscamos. Por isso, o César segue à frente da equipe nesta semana” — declarou o presidente, em entrevista à TV Globo.

Desde que assumiu interinamente após a saída do técnico Pedro Caixinha, no dia 14, Sampaio comandou quatro treinos e dirigiu a equipe em duas partidas: uma vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-MG e uma derrota por 2 a 1 diante do São Paulo.

Peixe segue em busca de um novo comandante

A diretoria santista segue em busca de um treinador alinhado com o projeto esportivo do clube, que passa por um momento de reconstrução e enfrenta limitações financeiras após o retorno à Série A. O perfil desejado inclui a valorização dos jogadores das categorias de base.

Após tentativas frustradas com Dorival Júnior, Tite e Jorge Sampaoli, o clube ainda não definiu sua nova prioridade. A tendência é evitar a contratação de técnicos estrangeiros que desconheçam a realidade do clube, e também há cautela com treinadores brasileiros jovens e ainda não consolidados.

A favor de César Sampaio pesa o fato de já integrar a comissão técnica fixa do clube desde o início do ano e conhecer bem o processo de transição entre a base e o profissional. Ele seguirá sendo avaliado ao longo da semana, com chance de ser efetivado, dependendo do desempenho da equipe.

Após cinco rodadas do Brasileirão, o Santos ocupa a 18ª posição, dentro da zona de rebaixamento, com quatro pontos conquistados em uma campanha de três derrotas, uma vitória e um empate.