Conmebol bate o martelo e define local para decisão da Libertadores 2025

Nas últimas semanas, a Conmebol bateu o martelo e definiu o local da decisão da Copa Libertadores de 2025. A confirmação, entretanto, diz respeito à disputa da modalidade de futsal feminino da competição, que será disputada no Paraguai.

Antes prevista para 10 a 17 de agosto, a Libertadores de Futsal Feminino será realizada entre os dias 1 e 8 de novembro. A representante do Brasil na competição não foi conhecida, enquanto Joinville e Magnus serão os times brasileiros presentes na Libertadores Masculina, disputada dos dias 11 a 18 de maio.

Conmebol faz comunicado surpreendente sobre multas para casos de racismo

Em meio à fala de Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol que comparou clubes brasileiros ao chimpanzé Chita, de Tarzan, a CBF cobrou a entidade sul-americana quanto às punições para casos de racismo. O movimento ganhou força após o episódio envolvendo Luighi, da base do Palmeiras.

Em resposta ao protesto da organização comandada por Ednaldo Rodrigues, reeleito até 2030 na segunda-feira (24), a Conmebol afirmou que o voto brasileiro foi contra o aumento das sanções aos clubes.

“Com relação à proposta reiterada pela CBF quanto a modificação do Estatuto e do Código Disciplinar, vale respeitosamente lembrar que foi a própria CBF quem, na ocasião, manifestou oposição ao aumento dos valores de sanções estabelecidos”, diz o ofício da Conmebol, divulgado por Diogo Dantas.

“As sanções econômicas aplicadas por esta Confederação excedem, em muitos casos, as impostas em outras jurisdições. Conforme aprovado pelo Conselho, estes valores são utilizados para ações de responsabilidade social, sendo este ano investidos numa plataforma educativa sobre direitos humanos, especialmente para combater a discriminação e o racismo”, concluiu a nota.