Corinthians age nos bastidores para ter outro estádio

O Corinthians divulgou nesta segunda-feira (12) um comunicado detalhando seu plano para reestruturar o sistema de iluminação do estádio Alfredo Schürig, a Fazendinha. A iniciativa vem após o clube receber uma notificação da Federação Paulista de Futebol (FPF) proibindo a realização de jogos noturnos no local devido à deficiência na iluminação — medida que afeta competições estaduais, como o Campeonato Paulista Feminino.

Segundo o clube, um plano de adequação foi enviado à FPF ainda no fim de semana. O documento apresenta as ações programadas para modernizar o sistema de iluminação e viabilizar a liberação do estádio para jogos noturnos.

O que diz o planejamento do clube para o estádio?

O projeto prevê uma substituição completa da estrutura atual, adotando um modelo mais moderno, semelhante ao da Neo Química Arena. Paralelamente, uma solução emergencial está em andamento: uma equipe técnica avaliou os refletores da Fazendinha na última sexta-feira e trabalha em intervenções pontuais.

O Corinthians reconhece que já monitorava a situação da iluminação e atribui a piora recente ao impacto das fortes chuvas que atingiram São Paulo no início do ano.

O próximo compromisso do time será contra o Santos, fora de casa, pelo Campeonato Paulista, nesta quarta-feira (14) às 20h. Já no sábado (17), o Timão volta à Fazendinha para enfrentar o Sport às 21h, pela 11ª rodada do Brasileirão. A proibição da FPF, por ora, não se estende às competições organizadas pela CBF.

Clube emitiu nota sobre o assunto

Na última semana, o Sport Club Corinthians Paulista recebeu determinação da Sra. Marina Tranchitella, diretora de segurança, infraestrutura e VAR da Federação Paulista de Futebol, limitando o uso do estádio Alfredo Schürig, a Fazendinha, aos jogos disputados no período de iluminação natural, dadas as falhas no sistema de iluminação artificial do estádio.

O clube já acompanhava a gradativa deterioração dos componentes, acelerada nos primeiros meses de 2025 com as fortes chuvas que atingiram a capital paulista durante o verão. Neste cenário, o Corinthians tem traçado planos técnicos e financeiros para a substituição completa da estrutura de luzes, substituindo as atuais por outras mais modernas, condizentes, por exemplo, com as utilizadas na Neo Química Arena, referência em iluminação entre os estádios do país.

Ainda no final da última semana, foi enviado para a Federação Paulista de Futebol um plano de ação técnica que detalhou, passo a passo, as medidas previstas pelo clube para a adequação e, consequentemente, liberação do estádio para jogos noturnos. Na sexta-feira (09), uma equipe especializada em componentes como os utilizados atualmente na Fazendinha foi recebida no clube para uma avaliação mais abrangente do atual estado dos refletores e definição de um plano emergencial para que, ao menos, a estrutura básica seja atendida durante o período de substituição da iluminação do estádio.

O Sport Club Corinthians Paulista reitera que trata esta questão com prioridade e espírito colaborativo. Também reforça que não medirá esforços para oferecer, o quanto antes, as melhores condições para a realização de partidas noturnas no estádio.