Corredor 7 vezes campeão perdeu todos os títulos após trapaça ser divulgada

Existem casos no mundo esportivo que chocam qualquer torcedor. Muitas vezes esses “fatos bombásticos” surgem fora dos campos, quadras e pistas. E um fato com um dos grandes nomes da velocidade deixou a comunidade do esporte sem palavras, com a perda de sete títulos.

A Agência Antidoping dos Estados Unidos (Usada) confirmou em 2012 que Lance Armstrong perderia todos os títulos conquistados desde 1998, incluindo seus sete troféus da Volta da França. Além disso, o ciclista foi oficialmente banido do esporte por uso de substâncias proibidas. A decisão foi tomada após Armstrong anunciar que não iria mais se defender das acusações de doping.

Acusações e defesa de Armstrong

Na época, Armstrong divulgou um comunicado em que afirmava não concordar com os métodos da Usada e alegou ser vítima de uma “caça às bruxas” liderada por Travis Tygart, então diretor-executivo da agência. O ciclista destacou que, ao longo de sua carreira de 17 anos, foi submetido a inúmeros testes de doping, sem que houvesse qualquer comprovação de infração. Ele também questionou a autoridade da Usada para cassar seus títulos, argumentando que essa decisão deveria caber às entidades esportivas.

Armstrong tinha a data limite de 23 de agosto de 2012 para contestar formalmente as acusações, baseadas em evidências e testemunhos. No entanto, optou por encerrar sua defesa, mesmo ciente das consequências. Segundo a Usada, haviam provas de que Armstrong utilizou substâncias proibidas desde 1º de agosto de 1998 e participou de um esquema de doping sistemático. Com isso, a agência declarou sua intenção de anular todos os resultados do ciclista desde aquela data e bani-lo permanentemente das competições.

Na época, Armstrong usou o Twitter para reiterar sua decisão de não contestar as acusações. O ciclista foi acusado de utilizar EPO, esteroides e transfusões de sangue para melhorar seu desempenho. De acordo com a Usada, diversas testemunhas relataram ter visto Armstrong se dopando ou ouviram o próprio ciclista admitir o uso de substâncias proibidas. Além disso, ele teria incentivado outros atletas a fazerem o mesmo.

Principais títulos de Lance Armstrong:

  • Volta da França: 1999, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004 e 2005
  • Volta da Suíça: 2001
  • Volta de Dauphiné: 2002 e 2003
  • Volta de Luxemburgo: 1998
  • Volta de Midi Libre: 2002
  • Campeonato Mundial de Ciclismo: 1993

Acusações anteriores

Essa não havia sido primeira vez que Armstrong enfrentou suspeitas de doping. Em 2005, o jornal francês L’Équipe publicou uma reportagem alegando que amostras congeladas de urina do ciclista, coletadas durante a Volta da França de 1999, haviam testado positivo para EPO. A denúncia gerou polêmica, mas Armstrong acabou absolvido.

Novas acusações surgiram em 2011, quando dois ex-companheiros de equipe alegaram que ele se dopou ao longo de quase toda a carreira. Já o processo da Usada começou em junho de 2012, com base em análises sanguíneas feitas entre 2009 e 2010.