Craque admite que a Seleção entregou jogo no Mundial de 2010: “Foi uma decisão sadia”
Um grande craque admitiu que a Seleção Brasileira entregou um jogo no Mundial de 2010, surpreendendo a todos. Giba, astro do vôlei brasileiro, deu entrevista ao ‘Abre Aspas’, do portal GE, falando sobre a derrota proposital para a Bulgária, no ano citado, pensando em uma chave mais ‘acessível’ para o restante da competição mundial.
O astro brasileiro admitiu que a decisão foi de entregar o resultado. “Supostamente entregar, não. Entregar. Pelo amor de Deus, não vamos ser hipócritas. Paciência. A gente jogou com a regra”, iniciou. Se vencesse a Bulgária, o Brasil enfrentaria China ou Rússia, duas potências. Já com a derrota, a chave indicaria República Tcheca ou Alemanha, considerados mais fáceis.
“Aquele jogo foi uma lição para a federação internacional para fazer o ‘manipulation course’. Hoje não existe a possibilidade de fazer isso por conta do regulamento. É a pergunta que eu faço para vocês e para todo mundo em casa: ‘Gente, vocês prefeririam jogar contra Rússia e Cuba ou contra República Tcheca e Alemanha?’. Pelo amor de Deus, né? Foi uma grande discussão que tivemos e que chegou ao tricampeonato mundial (risos)”, disse Giba.
Seleção entregou jogo e foi campeã depois
Vale ressaltar que a estratégia acabou dando certo, tendo em vista que a Seleção Brasileira de Vôlei conseguiu arrecadar o tricampeonato mundial da categoria durante aquela edição da competição. Segundo Giba, a decisão de entregar foi tomada em conjunto e em busca de um bem maior.
“A gente sempre teve conversa sadia. Foi uma decisão sadia entre os atletas e a comissão por saber respeitar a opinião da maioria. Todo mundo sempre teve o foco de ser campeão. Foi pensar que estou fazendo um bem maior para ser campeão mundial. Ali não quer dizer vitória ou derrota, quer dizer a busca pelo tricampeonato mundial. (…) Foi uma decisão em conjunto para termos um caminho, teoricamente, mais fácil”, admitiu.