Após apenas duas partidas, o armador Raul Neto, que já passou por quatro equipes da NBA, deixou o Barcelona. A decisão foi tomada pelo clube espanhol depois de o brasileiro sofrer duas lesões desde sua chegada, em novembro. Raulzinho foi contratado para substituir o argentino Nicolás Laprovittola, mas sua passagem foi breve.
Laprovittola, que sofreu uma grave lesão no joelho em outubro, está fora da temporada, mas permanece no elenco devido ao contrato vigente até 2026. Já Raul Neto tinha vínculo assinado apenas até o final de 2024/25.
Embora a intenção inicial fosse que Raulzinho cumprisse seu contrato normalmente, preocupações sobre sua condição física já existiam antes de sua contratação. Apesar disso, ele foi aprovado nos exames médicos e teve sua contratação avalizada pela diretoria.
Jogador teve recente passagem pelo NBB
Antes de chegar ao Barça, Raulzinho era destaque no Pinheiros, onde jogou cinco partidas na atual temporada do NBB. Ele registrou médias de 16,8 pontos, 5,0 assistências e 1,6 roubos de bola em apenas 20,1 minutos por jogo, liderando a equipe paulista. No entanto, havia um acordo que permitia sua saída em caso de propostas da Europa ou da NBA.
Pelo Barcelona, Raul Neto disputou dois jogos, com médias de 2,5 pontos em 3,6 minutos por partida. Ele tornou-se o quinto jogador brasileiro na história a atuar pelo clube catalão.
Entre 2015/16 e 2022/23, Raulzinho jogou na NBA por Utah Jazz, Philadelphia 76ers, Washington Wizards e Cleveland Cavaliers. Em 435 partidas, registrou médias de 5,7 pontos e 2,1 assistências em cerca de 15,5 minutos por jogo.
Aos 32 anos, Raul Neto é peça importante da seleção brasileira. Ele esteve nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, e foi convocado para a AmeriCup, mas pediu dispensa para finalizar o acordo com o Barcelona. Durante a competição, realizada em Belém, o Brasil venceu Uruguai e Panamá, mantendo-se invicto.