Craque do Vasco faz história com marca alcançada no basquete
No último sábado (8/3), o Vasco da Gama e Marquinhos tiveram muitos motivos para comemorar. A equipe venceu o São Paulo por 88 a 78 pelo NBB e, além do triunfo, celebrou um feito histórico do ala de 40 anos. O veterano atingiu a marca de 9.000 pontos na competição, tornando-se apenas o segundo jogador a alcançar esse número, atrás apenas de Shamell.
A vitória fortalece a campanha do Vasco no torneio. Com 15 triunfos, o time segue entre os oito melhores e se aproxima da classificação para os playoffs. Já o São Paulo atravessa um momento difícil, acumulando nove derrotas nas últimas dez partidas do segundo turno, o que o deixa na 13ª posição.
Domínio e feito histórico
O Cruz-Maltino dominou o confronto desde os primeiros minutos, impondo um ritmo forte e contando com uma atuação segura de Marquinhos. O experiente ala brilhou não apenas ao atingir a marca histórica logo na primeira cesta do jogo, com um fadeaway clássico, mas também ao liderar sua equipe ao longo da partida contra seu ex-clube. “Confesso que a jogada foi desenhada para isso, para ser definida no meu clássico fadeaway”, revelou Marquinhos.
Ao todo, ele somou 22 pontos (6/8 nos arremessos de dois pontos, 2/4 nas bolas de três e 4/4 nos lances livres), além de seis rebotes, quatro assistências e 28 de eficiência, ajudando o Vasco a conquistar sua 15ª vitória em 27 jogos no NBB 2024/25. Agora, Marquinhos soma 9.020 pontos na história da liga, seguindo atrás apenas de Shamell (9.266).
Nome histórico do NBB
Marquinhos reforçou sua satisfação com a trajetória na liga. “Fico muito feliz porque sou um dos jogadores que abraçou o campeonato. Participei desde o começo e ver o NBB se consolidar como o mais disputado da América do Sul, fazendo parte dessa história, é algo especial”, destacou.
Desde os 2.140 pontos pelo Pinheiros, seu primeiro time na elite nacional, passando pelos 5.176 pontos com a camisa do Flamengo, onde conquistou inúmeros títulos, até os 840 pelo São Paulo e os atuais 866 (e contando) pelo Vasco, Marquinhos segue deixando sua marca no basquete brasileiro.
Primeiro Tri-MVP da liga e hexacampeão do NBB, o ala celebra mais um capítulo marcante de sua carreira. “Comecei no Vasco com 18 anos. Poder voltar no fim da carreira e ajudar o projeto do R10 Score Vasco é gratificante. Fico muito feliz por essa trajetória linda no NBB”, completou.