Daniel Alves está liberado para voltar ao Brasil

Na última sexta-feira (28), a Justiça da Espanha anulou a condenação de Daniel Alves por estupro a uma jovem de 22 anos. Uma semana depois, o ex-lateral foi até a Audiência de Barcelona e pegou seus dois passaportes (brasileiro e espanhol) que estavam retidos.

Respondendo em liberdade há um ano, Daniel Alves precisava ir semanalmente à Audiência para mostrar que não havia deixado a Espanha. Agora, ele pode ir para outros países e até voltar para o Brasil, onde esteve pela última vez em 2022.

Vale frisar, entretanto, que suspensão da pena não é uma resolução definitiva. Em entrevista ao “UOL”, indicou a ida do caso ao Tribunal Supremo da Espanha. O Ministério Público Catalão também pretende apresentar recursos ao Supremo.

Ministra da Espanha fala sobre absolvição de pena de Daniel Alves

A primeira pessoa do governo espanhol a falar sobre o caso foi María Jesús Montero, ministra das finanças da Espanha. No entanto, ela preferiu não entrar em muitos detalhes.

“Vou ser cautelosa porque não li a decisão, o que não significa que não expresse mais uma vez minha solidariedade a todas as vítimas de abuso ou maus-tratos físicos que às vezes se encontram em dificuldades”, disse.

Acusado de abusar de uma jovem de 23 anos em uma discoteca de Barcelona, em 31 de dezembro de 2022, Daniel Alves foi condenado a quatro anos e meio de prisão. Ele ficou 14 meses em prisão preventiva, respondendo em liberdade desde 2024. Entre depoimentos, julgamentos e entrevistas, o ex-jogador apresentou cinco versões diferentes sobre o ocorrido.