Dāvis Bertāns diz adeus à NBA e fecha contrato com time da Ásia

Davis Bertans foi oficialmente anunciado como a mais nova adição ao time de basquete Dubai Basketball Club, que recentemente confirmou sua participação na Liga ABA.

Bertans retorna à ABA League após vários anos fora tendo jogado anteriormente pelo Partizan. Apesar dos rumores sobre um possível retorno à equipe sérvia, ele optou por uma nova equipe. Essa contratação fortalece ainda mais o basquete do Dubai, que já conta com os ex-jogadores do Partizan Danilo Andjusic e Nemanja Dangubic em seu elenco.

Carreira na NBA

Na temporada passada, Davis Bertans atuou pelo Charlotte Hornets e pelo Oklahoma City Thunder na NBA. Embora houvesse especulações sobre a possibilidade de um novo contrato com a NBA, Dubai ofereceu uma oportunidade que ele não podia recusar.

Com essa aquisição de peso, Dubai se posiciona como um dos favoritos da liga, ao lado de potências regionais como Crvena zvezda, Partizan e Buducnost. Esta temporada marca a estreia do time na Liga ABA, após o anúncio, há alguns meses, de que a equipe asiática participaria do campeonato regional.

Trae Young lista os melhores arremessadores da NBA

Trae Young, que é um especialista em arremessos no basquete, participou recentemente do podcast Million Dollaz Worth of Game, onde foi convidado a listar os cinco melhores arremessadores da NBA no momento. Apesar da presença de muitos grandes atiradores na liga, Young conseguiu definir seu top cinco.

“Steph (Curry), (Damian Lillard), eu mesmo”, afirmou Young. “Acredito que Klay (Thompson) ainda é um dos melhores arremessadores, e meu companheiro de equipe (Bogdan) Bogdanovic.”

Aqui estão os escolhidos de Young:

Stephen Curry é uma escolha inquestionável em qualquer lista de grandes arremessadores, sendo amplamente reconhecido como o melhor de todos os tempos. Mesmo com uma “temporada abaixo de seus padrões”, em que acertou 40,8% dos arremessos de três pontos, Curry continua a ser um exemplo de excelência.

Damian Lillard é a próxima escolha, e sua inclusão é igualmente esperada. Embora Lillard tenha registrado 35,4% de acertos de três pontos na última temporada, ele permanece um dos arremessadores mais temidos da liga. Curiosamente, ele acertou 35,6% dos arremessos de 25 a 29 pés, mas melhorou para 40,3% em tentativas de 30 a 39 pés, o que leva muitos a acreditar que seu alcance pode até superar o de Curry.

Trae Young se incluiu na lista, com 37,3% de acertos na última temporada. Seu impressionante alcance frequentemente leva a tentativas de longa distância, o que, por vezes, pode afetar sua precisão.

Klay Thompson foi a quarta escolha, e Young acredita que ele ainda está entre os melhores, apesar de um final de temporada aquém do esperado. Thompson teve um infame 0-10 em arremessos de três no último jogo dos Warriors contra o Sacramento Kings no Play-In, mas terminou a temporada com uma média de 38,7% de acertos além do arco.

Para a última vaga, Young escolheu seu companheiro de equipe nos Hawks, Bogdan Bogdanovic. Durante as Olimpíadas de Paris, Bogdanovic demonstrou seu talento ao acertar 46,2% dos arremessos de três. Na NBA, ele teve um respeitável 37,4% de aproveitamento na última temporada.

No geral, Young fez escolhas sólidas, sem grandes surpresas. Se houvesse uma menção extra, Grayson Allen poderia ser considerado, já que liderou a NBA na última temporada com 46,1% de acertos em 5,9 tentativas por jogo, mostrando ser extremamente eficaz de longa distância.