Dificuldade financeira vem à tona e vira dor de cabeça para John Textor
Os vice-campeonatos e o rendimento abaixo do Botafogo não são as únicas coisas que preocupam John Textor no momento. O dono do clube carioca e de outros clubes recebeu uma notícia bastante desanimadora e perigosa para o restante da temporada. O Eagle Football Group, holding do mandatário, divulgou o balanço financeiro do primeiro semestre de 2025 com problemas.
De acordo com os números, a holding de John Textor registrou prejuízo líquido de R$ 723 milhões na cotação atual. Um aumento de quase 75% em comparação ao mesmo período no último ano. Um dos principais motivos está na França. O Lyon, principal clube comandado pelo gestor, não atingiu a meta de vendas dos jogadores estabelecidos e corre sérios riscos de ser rebaixado.
A Direção Nacional de Controle e Gestão da Liga de Futebol Profissional da França, inclusive, já tomou a decisão de rebaixar o Lyon caso a situação financeira não melhore no restante da temporada. No momento, o clube briga por uma vaga direta às competições europeias da próxima temporada. A vaga na Champions League seria fundamental para a entrada de 18,62 milhões de euros – premiação por participar da Fase de Liga da competição.
E o Fogão?
Quanto ao Botafogo, o balanço não interfere diretamente. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não pretende agir contra o clube carioca com perda de pontos ou um possível rebaixamento. O atual campeão do campeonato nacional só tem de temer o comprometimento de John Textor junto ao clube.
As atenções, com certeza, se voltarão ao Lyon nos próximos meses e o Botafogo não iniciou o ano de 2025 como esperava após as conquistas de 2024. Foram dois vices nas Supercopas Brasileira e Sul-americana, além de uma eliminação precoce no Campeonato Carioca.