Dwight Howard é confirmado para jogar novamente em Los Angeles
A BIG3, liga de basquete três contra três idealizada por Ice Cube, anunciou nesta quarta-feira (9) a contratação de peso para o Los Angeles Riot: Dwight Howard. Aos 39 anos, o veterano ex-pivô da NBA promete movimentar o verão com duas datas marcantes em sua agenda.
No dia 5 de setembro, Howard será oficialmente introduzido no Hall da Fama do Basquete Naismith, como parte de uma classe histórica que inclui Carmelo Anthony, as lendas da WNBA Sue Bird, Maya Moore e Sylvia Fowles, o técnico Billy Donovan, além da seleção masculina dos EUA nas Olimpíadas de 2008 — equipe da qual Howard fez parte.
Pouco antes disso, no dia 9 de agosto, Howard será o destaque do único jogo em casa do LA Riot em 2025, que acontecerá no Intuit Dome, nova casa bilionária do Los Angeles Clippers em Inglewood.
Essa será a única chance para os torcedores de Los Angeles verem o Riot em ação na cidade. O modelo da BIG3 prevê que todas as oito equipes joguem no mesmo local e dia, com quatro partidas seguidas em uma espécie de “festival” do basquete. Cada cidade-sede receberá um desses eventos únicos, todos com transmissão da CBS.
Temporada 2025 da liga de basquete três por três
A temporada regular da BIG3 terá início em 14 de junho, na Allstate Arena, casa do Chicago Triplets, e se encerrará em 17 de agosto no American Airlines Center, sede do Dallas Power. A data e o local da final ainda não foram definidos.
Comandado por Nick Young, o Riot contará com Howard e os co-capitães Elijah Stewart e Jordan Crawford — trio que já venceu o título da BIG3 em 2023 com os Enemies. Stewart, de 29 anos, é ex-USC e Westchester High, enquanto Crawford, de 36, teve passagens por seis equipes na NBA após ser selecionado na primeira rodada do Draft de 2010.
Howard chega como uma das grandes apostas da liga nesta offseason, que também atraiu nomes como Montrezl Harrell e Wesley Johnson. Além de Los Angeles, a BIG3 terá como mercados principais as cidades de Chicago, Dallas, Boston, Detroit, Houston, Miami e Washington, DC.
“Estou muito empolgado por me juntar ao Ice Cube e à BIG3 — especialmente agora, às vésperas da minha entrada no Hall da Fama”, declarou Howard em nota oficial. “Sou grato por essas oportunidades e estou pronto para vestir a camisa do LA Riot, lutar por um título para Los Angeles e ajudar a liga a crescer mundialmente.”
A internacionalização da BIG3, aliás, é um dos próximos passos planejados por Ice Cube. Para ele, Dwight Howard é peça-chave nessa expansão.
“Dwight é perfeito para a liga. Além de sua presença física e talento inegável, ele compartilha da nossa visão de levar o basquete para o mundo todo”, afirmou o fundador da BIG3. “Estamos honrados por ele ter escolhido jogar aqui.”
Com médias de 15,7 pontos e 11,8 rebotes em 1.242 jogos na NBA, Howard atuou por sete franquias, incluindo três passagens pelos Lakers. Ele liderou a liga em rebotes em cinco temporadas, conquistou o título com os Lakers em 2020 e encerrou sua carreira na NBA em 2022. Desde então, jogou em Taiwan e na Tailândia.
“Em nome de toda a BIG3, dou as boas-vindas a Dwight Howard”, concluiu Ice Cube. “O legado dele fala por si — e ele ainda ama estar em quadra.”