Em má fase no Ibope, Globo ganha dor de cabeça com a transmissão do Super Mundial
Não é nenhuma novidade que a Rede Globo não vive sua melhor fase quando o assunto são números no Ibope. Programas tradicionais da casa já não rendem como antes, casos da atual novela das oito: “Mania de Você” e a edição do “BBB”. Para piorar, aos domingos a emissora carioca vê os concorrentes cada vez mais perto. Um caso clássico é a Record, cada vez mais líder na faixa das 18h, com a transmissão do Paulistão.
Para piorar, a Globo ganhou uma dor de cabeça envolvendo a transmissão do aguardado Super Mundial. A CazéTV firmou um acordo com o DAZN para transmitir a primeira edição do torneio da FIFA, entre junho e julho deste ano.
O campeonato, apelidado de Super Mundial devido ao formato expandido com 32 equipes de diferentes continentes, terá a participação de quatro clubes brasileiros: Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo, campeões da Libertadores de 2021 a 2024.
O contrato de sublicenciamento entre CazéTV e DAZN assegura a transmissão de todas as partidas envolvendo times brasileiros. O pacote inclui pelo menos 39 jogos, garantindo a exibição das semifinais e da grande final.
O torneio ganhará ampla visibilidade na mídia, pois coincidirá com a paralisação de competições como Brasileirão, Copa do Brasil, Libertadores e Sul-Americana entre 14 de junho e 13 de julho. Além disso, será realizado durante as férias do futebol europeu, aumentando ainda mais o interesse global.
Além dos clubes brasileiros, a competição contará com gigantes do futebol mundial, como Real Madrid, Bayern de Munique, Manchester City e Chelsea. O DAZN detém os direitos globais do torneio e já firmou acordos de sublicenciamento em diversos países.
A estreia de um clube brasileiro na competição será com o Palmeiras, que enfrenta o Porto no dia 15 de junho, domingo, às 19h (horário de Brasília). No mesmo dia, às 23h, o Botafogo encara o Seattle Sounders. O Flamengo entra em campo na segunda-feira, dia 16, contra o Espérance de Tunis, às 22h. Já o Fluminense faz sua estreia na terça-feira, dia 17, às 13h, diante do Borussia Dortmund.
Globo ainda pode transmitir o torneio
Ainda há possibilidade de novas parcerias no Brasil, já que o DAZN busca ampliar sua rede de sublicenciamento para a transmissão dos 63 jogos do torneio. De acordo Rodrigo Mattos, em publicação no blog Finanças do Esporte do site UOL, de 13 de fevereiro, a Globo iniciou as tratativas para transmissão do campeonato.
A emissora carioca iniciou negociações com o DAZN, detentor dos direitos de transmissão do Super Mundial. Segundo o colunista, o canal optou por não negociar diretamente com a FIFA, considerando que o valor exigido pela entidade era alto demais.
Por enquanto nada foi confirmado oficialmente, mas em caso de acerto da Globo, a emissora já sabe que terá um forte concorrente no streaming. Vale lembrar que a CazéTV já transmitiu a última edição da Copa do Mundo, no Catar, em 2022 e já incomodou a Globo, sinal dos novos tempos.