Entidade máxima acaba de reduzir chances da Seleção Brasileira estar nas próximas Olimpíadas
As Olimpíadas de Los Angeles 2028 trarão uma mudança histórica no futebol: pela primeira vez, o torneio feminino terá mais seleções do que o masculino. Serão 16 equipes na disputa feminina e 12 na masculina, invertendo a configuração adotada nas últimas quatro edições dos Jogos.
Mudanças do futebol nas Olimpíadas
O futebol feminino foi incluído no programa olímpico em Atlanta 1996, com oito seleções. Esse número se manteve em Sydney 2000 e subiu para dez em Atenas 2004. Desde Pequim 2008, o torneio contou com 12 equipes — número que agora será ampliado para 16.
Já o torneio masculino, presente desde Paris 1900, passou por diferentes formatos ao longo da história. Chegou a reunir 25 seleções em Helsinque 1952, mas desde Moscou 1980 estava fixado em 16 equipes. Em 2028, esse número será reduzido para 12. Isso pode ser um problema para Seleção Brasileira, vale destacar que a “amarelinha” ficou de fora da edição em Paris, em 2024, agora com menos vagas, o Brasil corre risco de novamente não participar.
A maior Olimpíada da história
Com 351 provas e 11.198 atletas previstos, Los Angeles sediará os Jogos Olímpicos mais robustos da história. Para efeito de comparação, foram 339 disputas em Tóquio 2021 e 329 em Paris 2024. O crescimento do programa se deve, em grande parte, à introdução de provas mistas em modalidades como ginástica artística, atletismo, tênis de mesa, remo e golfe.
Além disso, novas provas individuais foram adicionadas, como os 50 metros peito, borboleta e costas na natação (masculino e feminino), além de categorias no tiro com arco composto e na escalada (boulder para ambos os gêneros).
Segundo dados do Comitê Olímpico Internacional (COI), as mulheres serão maioria entre os competidores: 5.655 atletas femininas contra 5.543 homens. Essa será a primeira vez na história em que as mulheres terão maior representatividade nos Jogos. Ainda assim, esse número pode variar, já que os 200 atletas do hipismo — única modalidade mista — não possuem separação por gênero. Em Paris, por exemplo, mais de 70% dos competidores do hipismo foram homens.
Outra conquista importante será no boxe. Em 2028, o programa olímpico contará com sete categorias tanto no feminino quanto no masculino — uma igualdade inédita. O boxe feminino entrou nas Olimpíadas em Londres 2012 com três categorias, manteve esse número em 2016, e evoluiu para seis em Tóquio e Paris.
Novos esportes no programa
Cinco novos esportes farão parte do evento em Los Angeles: lacrosse, flag football, squash, beisebol/softbol e críquete. O COI anunciou que haverá seis seleções masculinas e seis femininas em cada modalidade coletiva, além de 32 participantes na disputa individual do squash.