Ex-jogador crava como Stephen Curry pode ofuscar a grandeza de Lebron James

LeBron James está construindo um legado impressionante na NBA, com mais de vinte anos de carreira e conquistando várias marcas históricas ao longo do caminho. Apesar de seus feitos incríveis, o único fato inquestionável que ele não pode mudar na temporada regular é o número de campeonatos conquistados: apenas quatro. Esse é o mesmo número de Stephen Curry, que derrotou LeBron nas Finais em três de seus títulos.

Com ambos os jogadores empatados em quatro títulos, o ex-jogador Matt Barnes, levantou uma questão interessante no podcast ‘All The Smoke‘, com Geno Davis. Barnes se perguntou como o legado de LeBron seria afetado caso Curry conquistasse mais um título e superasse a contagem de anéis de James.

Matt Barnes: “Se o Steph ganhar outro anel enquanto LeBron ainda estiver jogando, como isso afetaria a hierarquia no basquete?

Geno Davis: “Não importa quantos anéis o Steph ganhe, esse cara tem 50 mil pontos. Não importa quantos anéis o Curry ganhe, estão construindo uma nova ala do Hall da Fama para o LeBron.

Matt Barnes: “Eu não diria que isso destruiria tudo. Mas, lembre-se, a conversa sempre foi sobre quem venceu em sua era, certo? Quem venceu na era do MJ? E na era do Kobe e Shaq? Agora, quem vai vencer na era do LeBron? Se o Steph sair com cinco anéis e o LeBron com quatro, isso fortaleceria o argumento contra a grandeza do LeBron?”

Geno Davis: “Sim, e eu digo isso porque, como você pode deixar alguém ganhar mais anéis que você na sua era, quando você deveria ser o cara?”

Matt Barnes: “E um cara que ficou no mesmo time — o Golden State — o tempo todo”, completou Barnes.

Geno Davis:Eu não acho que o Curry vai superar o LeBron, mesmo que digam que ele foi o cara que mudou o jogo. Não me importa quantos anéis ele ganhe.”

Lebron e Curry: dois jogadores vencedores

Essa é uma pergunta muito interessante. As conquistas e estatísticas de LeBron são indiscutíveis. Quem o viu jogar sabe o que foi seu auge e seus números são verdadeiramente inigualáveis. Então, se Curry conquistar mais títulos enquanto LeBron ainda está em atividade, apesar de ter um corpo de trabalho menor, isso faria dele um jogador melhor?

LeBron tem uma média de 27,0 pontos, 7,5 rebotes e 7,4 assistências ao longo de sua carreira, sendo quatro vezes campeão, quatro vezes MVP das Finais, quatro vezes MVP da temporada regular, 21 vezes All-Star, 20 vezes selecionado para o All-NBA e seis vezes para a seleção defensiva.

Curry tem uma média de 24,7 pontos, 4,7 rebotes e 6,4 assistências, conquistando quatro títulos da NBA, um MVP das Finais, dois MVPs da temporada regular, 11 convites para o All-Star e 10 seleções para o All-NBA.

Títulos são importantes, mas os MVPs das Finais também são uma medida crucial. Michael Jordan nunca teve um companheiro de equipe que o superasse no MVP das Finais, e LeBron James também nunca passou por isso. Porém, Curry perdeu três de seus quatro MVPs das Finais.

Até Shaquille O’Neal ganhou três MVPs das Finais, apesar de ter Kobe Bryant ao seu lado. Se Curry alcançar o número de títulos de LeBron, os defensores apaixonados de James lembrarão que Curry nunca foi o principal responsável por seu time ganhar um título tantas vezes quanto LeBron.

Mesmo com o número de anéis empatado, todos reconhecem que LeBron ocupa uma posição mais alta no panteão dos maiores de todos os tempos. Um título adicional de Curry o aproximaria de LeBron, mas não o superaria. Isso também o deixaria mais distante de Michael Jordan, colocando LeBron e Curry como as duas grandes figuras dos últimos vinte anos, em termos de impacto e realizações.