Ex-jogador detona Andre Drummond por fala sobre o melhor de todos os tempos

Andre Drummond causou polêmica durante o media day do Philadelphia 76ers ao afirmar que é o melhor reboteiro da história do basquete. Sua declaração rapidamente viralizou nas redes sociais, e o ex-jogador da NBA, Ron Harper, não hesitou em criticar o pivô ao ver o comentário no X.

“Kkkk, você se escuta, garoto? Que piada”, respondeu Harper.

A reação de Harper é compreensível, considerando que ele jogou ao lado de Dennis Rodman por três temporadas no Chicago Bulls. Embora a grande maioria não concorde que Drummond seja o melhor reboteiro de todos os tempos, é inegável que ele está entre os grandes da história.

Grande desempenho no fundamento

Drummond conquistou quatro títulos de rebotes e tem uma média de 12,4 rebotes por jogo em sua carreira, o que o coloca na 15ª posição de todos os tempos. O duas vezes All-Star é também o único entre os 15 melhores que jogou em média menos de 30 minutos por partida, com apenas 27,2. Se ele tivesse mais tempo em quadra, provavelmente estaria ainda mais alto na lista.

Na temporada 2023-24, Drummond teve apenas 17,1 minutos por jogo no Chicago Bulls, mas ainda assim acumulou 8,4 pontos, 9,0 rebotes, 0,5 assistências, 0,9 roubos de bola e 0,5 bloqueios. Com esses números, o pivô de 31 anos merece respeito por suas habilidades de rebote, embora eu não o colocasse entre os maiores da história.

Quais são os números de Rodman?

Dennis Rodman, por outro lado, tem um caso forte para ser considerado o maior reboteiro. Mesmo com seus 6’7″ (2,01m), ele manteve uma média de 13,1 rebotes por jogo em sua carreira e conquistou sete títulos consecutivos de rebotes entre 1991-92 e 1997-98.

Nessas sete temporadas, Rodman registrou impressionantes 16,7 rebotes por jogo, algo simplesmente extraordinário, especialmente em uma era repleta de grandes pivôs na NBA, como Hakeem Olajuwon, David Robinson, Patrick Ewing, Shaquille O’Neal, Dikembe Mutombo e Alonzo Mourning. Nenhum deles conseguiu superar Rodman nos rebotes, o que, para muitos, faz dele o maior reboteiro da era moderna.

Voltando ainda mais no tempo, dois jogadores se destacam quando o assunto é rebote: Wilt Chamberlain e Bill Russell. Chamberlain lidera a NBA em rebotes por jogo com uma média de 22,9, seguido por Russell com 22,5. No entanto, é importante lembrar que eles jogaram em uma época com um ritmo de jogo muito mais acelerado, o que facilitava esses números.

A lentidão progressiva dos jogos nas décadas seguintes tornou praticamente impossível alcançar os números de Chamberlain e Russell, o que torna a tarefa de coroar o maior reboteiro de todos os tempos mais difícil.