Ex-NBA surpreende ao fazer alerta sobre saúde de Victor Wembanyama
Victor Wembanyama teve uma temporada de estreia impressionante com o San Antonio Spurs. O fenômeno francês justificou todo o alvoroço em torno de sua chegada à NBA, com médias de 21,4 pontos, 10,6 rebotes e 3,9 assistências em 71 jogos. Devido ao seu tamanho e envergadura excepcionais, ele já é visto como um futuro candidato ao prêmio de Jogador Defensivo do Ano.
No entanto, esse mesmo tamanho e envergadura geraram preocupações sobre a saúde de Wembanyama a longo prazo. Paul Mokeski, ex-jogador da NBA com 12 anos de carreira, expressou receios de que a estatura de Wembanyama possa torná-lo vulnerável a problemas de saúde mais graves no futuro.
“O corpo humano não foi feito para ser tão alto”, disse Mokeski a Dusty Garza do News 4 San Antonio. “Jogadores altos como Darryl Dawkins, Moses Malone, Earl Cureton, Wilt Chamberlain e Jack Haley todos enfrentaram problemas cardíacos. Isso é algo que nós, jogadores altos da NBA, observamos e é uma preocupação real.”
Avanços na medicina podem ajudar Wembanyama
Apesar das preocupações de Mokeski, os avanços na ciência esportiva nos últimos 10 anos devem ajudar a mitigar os riscos potenciais associados ao tamanho de Wembanyama. Além disso, ele não é o único jogador de 2,13 m na NBA atualmente; Kristaps Porzingis, Chet Holmgren e Rudy Gobert também são exemplos de grandes jogadores ativos.
“Ele terá muito menos problemas graças ao treinamento e ao conhecimento mais avançado sobre o assunto”, comentou Mokeski. “Estou menos preocupado com alguém como ele hoje do que estava há 25 anos. Ele estará em uma situação muito melhor do que eu estive.”
Embora a saúde a longo prazo de Wembanyama esteja, sem dúvida, em boas mãos, a equipe de treinamento dos Spurs precisará garantir que ele evite lesões. Jogadores altos frequentemente enfrentam problemas na parte inferior das costas e nas pernas, o que pode prejudicar suas carreiras ou causar limitações significativas. Wembanyama deverá continuar fortalecendo seu corpo e mantendo uma rotina de alongamento para garantir flexibilidade e agilidade.
San Antonio está em meio a uma reconstrução completa de seu elenco, com Wembanyama como a peça central da franquia. A diretoria adicionou Chris Paul à rotação no início deste verão, o que deve elevar ainda mais o jogo de Wembanyama, especialmente em situações de pick and roll. Apesar de ser uma estrela promissora, é crucial que Wembanyama tome as precauções necessárias para proteger sua saúde a longo prazo.