Expansão para 32 times pode mudar o formato dos Playoffs da NBA

Atualmente composta por 30 equipes, quando a expansão acontecer e duas novas franquias chegarem, o regulamento da competição pode mudar. Para entendermos como funcionaria, é importante lembrar das divisões de conferência existentes.

Atualmente existem a conferência leste e a conferência oeste. Cada conferência tem 15 times e as equipes de conferências opostas, só se encontram duas vezes. As equipes da mesma conferência, se encontram quatro.

As mesmas (de conferências diferentes) só se cruzarão novamente nas finais, ou seja, os playoffs também são disputados entre os times da mesma conferência. As finais, reúnem os melhores times de ambas as conferências e o título é decidido em até sete jogos.

Possíveis mudanças na NBA

Brian Windhorst da ESPN, trouxe a informação no entanto que após a inclusão de duas novas franquias, o modelo pode mudar e não existir mais conferências, somente disputas entre 32 times, onde os 16 primeiros iriam para as fases finais:

“…executivos do Oeste disseram à ESPN que acreditam que ambos os problemas podem ser corrigidos abandonando as conferências completamente e classificando os times de 1 a 16, independentemente da geografia. O conceito já foi levantado antes. Mas a expansão, segundo o pensamento, criaria um motivo para dar uma nova olhada.” – pontuou.

Muito se questiona o nível das duas conferências. Profissionais acreditam haver um desequilíbrio e um gerente geral do Oeste falou sobre o assunto:

“’Seria a coisa certa a fazer pela saúde da liga. Não se trata apenas de justiça, mas de dar aos fãs o melhor produto de playoff.’” – completou.