Famoso nome da TV fez previsão sobre Lebron James e acabou quebrando a cara

Colin Cowherd, do canal FS1 nos EUA, está na televisão há anos e, nesse tempo, colecionou diversas opiniões polêmicas — muitas das quais envelheceram muito mal. Uma delas, feita durante o programa The Herd em março de 2019, voltou à tona recentemente: o famoso nome da TV afirmou com convicção que LeBron James nunca seria tão bom quanto Michael Jordan aos 40 anos.

“LeBron tem 34 anos. Ele nunca será tão bom quanto Michael Jordan foi aos 40“, disse ele na época. “LeBron aos 40 não estará jogando na NBA, daqui a seis anos, e ninguém vai estar dizendo: ‘Uau, LeBron contra Milwaukee, ele claramente é o melhor em quadra’.”

E ele continuou: “Não compro esse papo de estatísticas. LeBron vai ter números melhores que os de Jordan, mas uma coisa que ele nunca será: tão bom quanto Jordan aos 40. Sem chance.

Essa declaração é, no mínimo, digna de figurar entre as piores previsões esportivas. O que chama a atenção não é o ceticismo — que até seria compreensível —, mas a certeza absoluta com que Cowherd descartou qualquer possibilidade de LeBron continuar em alto nível aos 40.

Historicamente, jogadores da NBA costumam estar muito abaixo do seu auge quando chegam aos 40 anos, o que tornou ainda mais impressionante o que Jordan fez em 2002-03, pelo Washington Wizards: médias de 20,0 pontos, 6,1 rebotes, 3,8 assistências, 1,5 roubos e 0,5 tocos por jogo.

Ele foi o primeiro jogador da liga a manter uma média de pelo menos 20 pontos nessa idade — algo que poucos acreditavam que LeBron pudesse superar, principalmente porque ele estaria em sua 22ª temporada na liga.

Vale lembrar que, na época da declaração, ninguém havia chegado à 22ª temporada na NBA, com exceção de Vince Carter, que ainda estava em atividade. Ou seja, a história realmente não estava do lado de LeBron. Mas ele é conhecido justamente por desafiar as probabilidades ao longo da carreira — e mais uma vez, provou isso.

Números de Lebron James com 40 anos impressionam

Em 2024-25, com 40 anos, LeBron tem médias de 24,5 pontos, 7,9 rebotes, 8,4 assistências, além de 1 roubo e 0,6 tocos por partida com os Lakers. Está jogando o melhor basquete que alguém já jogou após os 40 anos — e fazendo da 22ª temporada a melhor da história da NBA.

E o mais impressionante: ele ainda parece ter fôlego para continuar nesse nível por mais uma ou duas temporadas. Se isso acontecer, a declaração de Cowherd ficará ainda mais absurda com o passar do tempo.

Essa, porém, não é a única previsão desastrosa de Cowherd sobre LeBron. Em 2018, ele chegou a dizer que a NBA “não precisava mais de LeBron”, porque Ben Simmons era o futuro. Naquele momento, ele estava bem empolgado com o potencial de Simmons — que, como todos sabem, não se concretizou como esperado.

Há até quem diga que esta pode ser a última temporada de Simmons na NBA — algo impensável na época. Se isso de fato acontecer, sua carreira terá terminado antes da de LeBron. E isso diz muito.