Famoso prêmio: o que significa MVP no basquete?
Entenda o que significa um dos prêmios mais famosos de todo o basquete, o de MVP, que é dado todas as temporadas para um atleta de destaque. Apesar de ser coletivo, o esporte em questão acaba carregando alguns costumes para conseguir exaltar aqueles jogadores que, de forma espetacular, atuaram no decorrer do calendário esportivo.
Assim, a National Basketball Association, mais conhecida como NBA, acaba premiando, todos os anos, aquele que é considerado o “jogador mais valioso” de toda a temporada que passou. É daí que surge o termo MVP, tendo em vista que a frase em inglês é Most Valuable Player. A condecoração, inclusive, acaba sendo um dos grandes atrativos todos os anos, gerando torcidas para um ou outro atleta.
Para entender melhor o prêmio, vale ressaltar que ele começou a ser entregue desde a temporada de 1955-56. O vencedor dessa premiação é agraciado com o troféu Maurice Podoloff. O nome é uma homenagem ao primeiro comissário da NBA. Vale ressaltar, inclusive, que a votação leva em conta somente a temporada regular e não os playoffs.
Como funciona a votação de MVP
No passado, até a temporada de 1980, eram os jogadores que faziam as votações para decidir o melhor entre eles. No entanto, desde a data citada, quem decide são jornalistas credenciados dos Estados Unidos e também do Canadá. O prêmio, nos dias de hoje, continua bem valorizado, tendo em vista que destaca aquele que mais apresentou durante os anos.
Ao falarmos do prêmio de MVP, inclusive, podemos destacar alguns atletas, como Kareem Abdul-Jabbar, maior vencedor da homenagem, a arrecadando em cinco oportunidades, defendendo Milwaukee Bucks e Los Angeles Lakers. Bill Russell, pelo Boston Celtics, e Michael Jordan, por Chicago Bulls, vem logo atrás, com cinco cada.