Fãs de Fórmula 1 estão dando pulos de alegria após decisão importante para o Brasil ser anunciada
Após dois meses de pausa, a Fórmula 1 está de volta para a abertura da temporada 2025 no circuito de Albert Park, em Melbourne. O fim de semana de corrida começa na quinta-feira (13) e se estende até domingo (16), com transmissão ao vivo pela Band, Bandsports e F1TV.
De quebra, o torcedor brasileiro recebeu uma importante notícia, digna de comemorar: a corrida mesmo sendo na Oceania terá um horário mais acessível para ser acompanhado pelos torcedores, a 1h da manhã, diferente de outros anos que a corrida australiana começou 2h.
A temporada 2024 foi marcada pelo tetracampeonato consecutivo de Max Verstappen, mas também pelo declínio da soberania da Red Bull, que viu a McLaren conquistar o título de construtores após 26 anos.
No GP da Austrália do ano passado, a Ferrari celebrou uma dobradinha com Carlos Sainz vencendo e Charles Leclerc em segundo. Lando Norris, da McLaren, completou o pódio em terceiro. A corrida ficou marcada pelo abandono precoce de Verstappen, que liderava até sofrer um superaquecimento no freio traseiro esquerdo, resultando em um incêndio e na sua retirada da prova.
O retorno de Albert Park à abertura da temporada
Pela primeira vez desde 2019, o GP da Austrália volta a abrir o calendário da F1. Em 2020, Melbourne estava programada para sediar a etapa inaugural, mas a pandemia da COVID-19 forçou uma mudança para a Áustria. Nos últimos anos, o Bahrein assumiu esse papel, mas por questões logísticas, a Fórmula 1 retorna a Melbourne para dar início à nova temporada.
Novos carros, novas rivalidades e um ano decisivo
A temporada 2025 promete ser uma das mais competitivas desde 2021, especialmente por anteceder uma grande mudança no regulamento. Enquanto as equipes brigam pelo título, também precisarão equilibrar o desenvolvimento dos carros atuais com os projetos para 2026, que definirão os rumos da F1 até o fim da década.
Novidades no grid e o Brasil de volta à F1
Diferente de 2024, que manteve a mesma formação de pilotos do ano anterior, a nova temporada traz diversas mudanças. Entre elas, a aguardada volta do Brasil ao grid, com Gabriel Bortoleto, atual campeão da Fórmula 2, estreando pela Sauber. Confira as principais mudanças:
Novos pilotos na Fórmula 1:
- Gabriel Bortoleto (Sauber)
- Oliver Bearman (Haas)
- Andrea Kimi Antonelli (Mercedes)
- Isack Hadjar (Racing Bulls)
Mudanças de equipe:
- Lewis Hamilton na Ferrari
- Carlos Sainz na Williams
- Esteban Ocon na Haas
- Liam Lawson na Red Bull
- Nico Hülkenberg na Sauber
Programação do GP da Austrália 2025
Quinta-feira, 13 de março
- 🏁 Treino Livre 1 – 22h30 | Bandsports e F1TV
Sexta-feira, 14 de março
- 🏁 Treino Livre 2 – 2h | Bandsports e F1TV
- 🏁 Treino Livre 3 – 22h30 | Bandsports e F1TV
Sábado, 15 de março
- 🏁 Classificação – 2h | Band, Bandsports e F1TV
Domingo, 16 de março
- 🏁 Corrida – 1h | Band e F1TV