FIA reconhece Felipe Massa campeão da Fórmula 1 em 2008

Até os anos 90, o Brasil era dono de oito títulos mundiais na Fórmula 1. Três com Ayrton Senna (1988 – 1990 – 1991), o mesmo número com Nelson Piquet (1981 – 1983 – 1987) e outros dois títulos com Emerson Fittipaldi (1972 – 1974). Essas são as conquistas de pilotos, mas engana-se quem pensa que os triunfos do Brasil na Fórmula 1 terminam por aí.

Felipe Massa nunca conquistou oficialmente um título mundial de Fórmula 1, mas até hoje sente que foi prejudicado na controversa decisão da temporada de 2008, que terminou com o título de Lewis Hamilton. Apesar de não ter levado o troféu de campeão para casa, o piloto brasileiro pode se orgulhar de um importante reconhecimento da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) por outra grande conquista.

Nos anos de 2007 e 2008, enquanto corria pela Ferrari, Massa ajudou a equipe italiana a vencer dois Campeonatos Mundiais de Construtores, título concedido à equipe que acumula a maior pontuação com seus dois pilotos. Nessas temporadas, o brasileiro dividiu o cockpit com o finlandês Kimi Räikkönen. Com isso, o piloto não venceu entre os pilotos, mas gravou seu nome sendo campeão pela equipe italiana.

Massa segue questionando 2008

Em entrevistas recentes, Massa reforçou sua insatisfação com o desfecho do campeonato de 2008. O ex-piloto voltou a criticar o episódio do GP de Singapura, onde Nelsinho Piquet teria provocado um acidente intencionalmente, beneficiando Fernando Alonso e impactando diretamente a disputa pelo título.

“Fui roubado. Fiz um campeonato perfeito, que acabou decidido por um ponto em Interlagos. Mas depois descobrimos que houve uma corrida manipulada, e o resultado deveria ter sido anulado. (…) Fui campeão por 38 segundos, mas não foi real. Fui campeão para sempre”, declarou Massa.

O título que escapou nos segundos finais

Felipe Massa venceu a última etapa do campeonato em Interlagos e, ao cruzar a linha de chegada, chegou a ser campeão. No entanto, a comemoração durou apenas 38 segundos, até que Lewis Hamilton ultrapassasse Timo Glock na última curva e garantisse os pontos necessários para conquistar o título mundial.