FIFA bate o martelo com Fortaleza e Bahia ganhando chance de jogar o Mundial
A poucos meses do Super Mundial, os torcedores dos clubes participantes começam a se preparar para a estreia da nova competição da FIFA. Com 32 equipes e premiação de US$ 1 bilhão (cerca R$ 5,7 bilhões), o torneio contará com quatro brasileiros: Palmeiras, Fluminense, Flamengo e Botafogo.
A próxima edição acontecerá em 2029, ou seja, a temporada de 2025 começou com tons de decisão. Isso porque os próximos quatro campeões da Copa Libertadores estará no Super Mundial de 2029. Como Fortaleza e Bahia estão na competição sul-americana, um dos dois pode se qualificar para o novo torneio da FIFA.
Os grupos de Bahia e Fortaleza na Libertadores
Em uma edição histórica da Libertadores, onde dois nordestinos participam da fase de grupos pela primeira vez, Bahia e Fortaleza não estão tendo vida fácil. Pelo Grupo F, o Tricolor de Aço enfrenta Internacional, Atlético Nacional-COL e Nacional-URU. No Grupo E, o Leão do Pici joga contra Racing-ARG, Colo-Colo-CHI e Atlético Bucaramanga-COL.
Essa é a segunda vez que o Bahia joga a fase de grupos da competição. A primeira foi em 1989, quando acabou eliminado para o Internacional nas quartas de final. Em 1969, o Tricolor também caiu nas quartas, mas a Libertadores tinha início já nesta fase.
O Fortaleza também vai para sua segunda participação nessa fase. O Leão do Pici estreou na competição em 2022, sendo eliminado para o Estudiantes-ARG nas oitavas de final. Em 2023, a equipe cearense disputou a pré-Libertadores, mas caiu no último mata-mata antes da fase de grupos, para o Cerro Porteño-PAR.