FIFA decidiu criar pré-Copa do Mundo com 6 seleções

A FIFA acabou tomando uma decisão importante para criar uma fase preliminar para a próxima Copa do Mundo, envolvendo seis seleções. A entidade máxima do futebol está preparando várias grandes mudanças pensando na disputa da competição mais importante do planeta, que está com a sua próxima edição marcada para o ano que vem, deixando os torcedores com altas expectativas.

Para começar, serão três países sede da competição, México, Canadá e Estados Unidos, que vai acontecer entre os dias 11 de junho a 19 de julho de 2026 e será a primeira com 48 seleções na disputa. Com tantas equipes envolvidas, foi possível criar até mesmo um novo sistema de classificação, com uma repescagem maior desenvolvida para indicar duas vagas.

Serão seis equipes envolvidas, com cada continente, menos a Europa, ganhando uma vaga, além de um extra vindo dos países sede. Ásia, África, Oceania, América do Sul e América Central/Caribe, mais um time adicional da confederação dos países sede (CONCACAF) serão os locais de origem dos participantes que disputam 2 vagas.

FIFA anunciou novidade para a Copa do Mundo

Os dois times com melhor ranqueamento esperam na fase final, esperando os vencedores dos duelos anteriores. Assim, aqueles que conseguirem ganhar a segunda partida vão direto para a disputa da Copa do Mundo, em uma espécie de disputa preliminar como a da Libertadores da América.

Divisão das vagas para a Copa do Mundo

  • Europa: 16 vagas diretas e nenhuma vaga na repescagem
  • América do Sul: 6 vagas diretas e 1 vaga na repescagem
  • América do Norte e Central: 6 vagas diretas e 2 vagas na repescagem
  • Ásia: 8 vagas diretas e 1 vaga na repescagem
  • África: 9 vagas diretas e 1 vaga na repescagem
  • Oceania: 1 vaga diretas e 1 vaga na repescagem

Seleções que vão disputar a repescagem

  • Nova Caledônia (Oceania)