FIFA muda cenário e reconhece apenas 3 brasileiros no Mundial de Clubes
A FIFA acabou ‘mudando o cenário’ e reconheceu apenas três times brasileiros como vencedores do Mundial de Clubes. As equipes do país sul-americano acabam tendo certas dificuldades ao encarar os gigantes europeus, com mais investimento e com craques de ponta, ficando bem difícil conquistar o título da competição de clubes mais importante de todo o globo.
Antes da regularização da competição por parte da entidade máxima do futebol, nos anos 2000, diversos clubes brasileiros e sul-americanos conseguiram os títulos das “Copas Intercontinentais”, que contavam apenas com os campeões continentais de dois locais, daqui e da Europa. No entanto, esses campeões acabam ficando, de certa forma, esquecidos pela Federação.
Em publicação em seu site oficial, no final do ano passado, a FIFA destacou apenas três brasileiros que teriam conseguido encerrar a hegemonia dos clubes europeus dentro do Mundial de Clubes: Corinthians (2000 e 2012), São Paulo (2005) e Internacional (2006).
A situação pode irritar torcedores de outras equipes, como Santos, Grêmio e Flamengo, que venceram o Intercontinental antes, mas a postura não é novidade por parte da entidade, tendo em vista que o foco sempre acabou sendo os campeões da competição organizada pela Federação, pós 2000.
“Diziam que Frank Lampard, Juan Mata, Eden Hazard, Fernando Torres e seus companheiros não teriam problemas para dar o sexto título mundial consecutivo a um clube europeu. Em vez disso, toparam com as magníficas atuações de Paulo André, Chicão, Paulinho, Danilo e, principalmente, do goleiro Cássio. Foi a última vez que o título ficou fora das mãos de um clube do Velho Continente”, disse a FIFA.
Novo Mundial da FIFA chegando
Vale ressaltar, inclusive, que neste ano será disputado o Super Mundial de Clubes pela primeira vez, envolvendo diversos campeões continentais dos últimos tempos. Botafogo, Fluminense, Flamengo e Palmeiras, por exemplo, serão os representantes do Brasil.