FIFA não titubeou e cancelou grande Mundial que o Palmeiras iria jogar
A Fifa não quis nem saber e acabou cancelando aquele que seria o grande Mundial que o Palmeiras iria jogar, para desespero da torcida. O time alviverde entrará em campo na maior competição de clubes já vista na metade deste ano, mas se engana quem acha que essa será a primeira vez que o clube foi chamado pela entidade máxima do futebol para um torneio dessa magnitude.
Depois de ganhar a Copa Libertadores da América de 1999, se esperava que o Palestra disputasse o primeiro Mundial, em 2000. No entanto, os escolhidos pela entidade foram Vasco da Gama, campeão do continental em 1998, e o Corinthians, campeão brasileiro de 1999. A final da competição, inclusive, foi realizada entre os dois brasileiros, com o título do time paulistano.
Para ‘compensar’ o Palmeiras pela situação, então, a Fifa decidiu convidar o time e outros grandes destaques mundiais para a disputa de uma competição similar lá em 2001. Real Madrid, Boca Juniors, Deportivo La Coruña, Galatasaray e Los Angeles Galaxy também foram chamados e, na ocasião, até mesmo os grupos foram sorteados, com os paulistas ficando no Grupo B, com Galatasaray (Turquia), Al-Hilal (Arábia Saudita) e Olimpia (Honduras).
Palmeiras foi compensado financeiramente pela Fifa após o cancelamento
No entanto, mesmo após a situação ‘compensatória’, a Fifa acabou prejudicando o time alviverde mais uma vez. Isso porque, como não conseguiu emplacar a competição comercialmente, a entidade decidiu cancelá-la. Dessa forma, pela segunda vez, os paulistas foram deixados de fora da disputa tão importante.
Vale ressaltar, pelo menos, que a Fifa indenizou os participantes do torneio em US$ 750 mil após muita reclamação dos dirigentes. A competição, sobre a chancela da entidade citada, só voltaria a ser disputado em 2005, com vitória do São Paulo. Já o Palmeiras participou das edições de 2020 e 2021 e vai estar presente no Super Mundial deste ano.